DIFICULDADES ENCONTRADAS PELA POPULAÇÃO MASCULINA EM ACESSAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 247


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Darlly Elvis Lima Tomaz , Anne Itamara Benigna Evangelista Aires , Lívia Nornyan Medeiros Silva , Fabíola Chaves Fontoura , Carla Nadja Santos De Sousa

ABSTRACT
A temática saúde do homem no âmbito cientifico, bem como entre profissionais de saúde, vem sendo bastante discutido com o objetivo de melhorar as inúmeras demandas de saúde voltadas ao homem, como por exemplo, nos serviços de atenção básica, de forma a melhorar os indicadores de morbimortalidade masculina. Dessa forma o estudo objetiva-se investigar quais as dificuldades encontradas pela população masculina para acessar os serviços de saúde; caracterizar o perfil da amostra investigada, descrever as dificuldades enfrentadas pela população masculina em acessar os serviços de saúde, investigou o conhecimento dos homens acerca dos aspectos de saúde/doença do homem e conheceu a frequência e os motivos que levam a população masculina a procurar os serviços de saúde. Tratar-se-á de uma pesquisa descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada na Faculdade de Enfermagem e Medicina. Participarão da pesquisa homens, entre eles, alunos, professores, funcionários da instituição desta. Percebeu uma maior prevalência de homens com faixa etária entre 18 a 30 anos (66,4%), seguidos da idade entre 31 a 42, com 33,6% dos entrevistados. Percebeu-se que a maioria dos homens procuram os serviços de saúde a cada seis meses, representada por 64,5% dos participantes, seguidos daqueles que comparecem uma vez ao ano, com 22,7% da amostra. Os resultados analisados com a pesquisa foram impactantes, pois mostraram que os homens na realidade não buscam as unidades não só pelo ambiente ser tipicamente feminino, mas por não receberem a assistência que eles acharam que deveria ter. 
Palavras-chave: Saúde do homem. Dificuldade. Enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruno Ribeiro Da Mota 09-02-2021 09:50:35

Achei importante a percepção dos autores a respeito de como é feito o acolhimento desses homens e a percepção dos mesmo sobre isso.

Foto do Usuário Carla Cristina Santos Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante e esclarecedor quando aponta que os homens não recebem a assistência que eles acham que deveriam ter, o que acaba os afastando dos serviços de saúde. Estruturação do trabalho muito clara.

Foto do Usuário Marco Aurélio De Sousa 09-02-2021 09:50:35

Tema de extrema relevância, devido a baixa procura da população masculina nos serviços de promoção a saúde e prevenção de agravos. Questionamento: Quais os meios/métodos os serviços de saúde, em especial os de atenção básica podem realizar para melhor acolher a população masculina?

Foto do Usuário Daniel Antunes Freitas 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante para os dias atuais; faz parte daqueles grupos pouco vistos pelas autoridades sanitárias.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.