SOLICITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS PELO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 308


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nayara Da Silva Costa , Carla Nadja Santos De Sousa , Maria Lúcia Duarte Pereira , Paulo César De Almeida , Irisjanya Maia Gondim , Priscila França De Araújo , Idaclece Rodrigues De Matos , Janete Pereira Cirilo Da Silva , Francisca Neuma Almeida Nogueira , Suzane Gomes De Medeiros

ABSTRACT
A prática do enfermeiro na Atenção Primária em Saúde, no Brasil, constitui-se numa verdadeira prática social com atuação a partir das necessidades de saúde da população, transformando-se numa dinâmica relacional com outras práticas sociais que compõem o cenário do Sistema Único de Saúde na qual o enfermeiro precisou desenvolver novas capacidades e tecnologias de atendimento como a prescrição de medicamentos e a solicitação e interpretação de exames. Esta pesquisa teve por objetivo analisar com base na literatura nacional, a atuação do enfermeiro frente à solicitação e interpretação de exames laboratoriais durante a consulta de enfermagem realizada na Estratégia Saúde da Família. Tratou-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, desenvolvido nas bases de dados LILACS; SCIELO e BDENF, realizado no primeiro semestre do ano 2020. Os artigos foram pesquisados a partir da utilização do operador booleano AND e de três descritores: enfermeiro AND solicitação de exames AND estratégia saúde da família, respeitando os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os resultados permitiram a constituição de três categorias temáticas para elucidação do tema pesquisado e levaram à conclusão de que a prática prescricional do enfermeiro é uma função precípua desse profissional, ética e, legalmente, instituída por lei federal e isenta de qualquer menção do exercício ilegal da medicina desde que sejam cumpridas as prerrogativas que a justificam. 
 
Palavras-chave: Enfermeiro. Solicitação de exames. Estratégia Saúde da Família.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruna Lixinski Zuge 09-02-2021 09:50:35

EXCELENTE artigo, contribuiu muito para minha formação enquanto enfermeira. Apenas parabenizo, texto bem estruturado e claro de entender. Não ficaram dúvidas.

Foto do Usuário Thamiris Pereira Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, bem desenvolvido! Uma ótima temática e bastante relevante.

Foto do Usuário Danielle Stephanie Neves Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e o resumo permite uma leitura fluida. Poderia ser mais explorado a preparação para atividade. A equipe de enfermagem enfrentou alguma dificuldade em abordar esse tema ?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.