ASPECTOS MOTIVACIONAIS OU INCENTIVADORES DA DOAÇÃO SANGUÍNEA NOS SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA: REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 259


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Lúcia Duarte Pereira , Carla Nadja Santos De Sousa , Driele Gomes De Freitas. , Paulo César De Almeida , Anne Itamara Benigna Evangelista Aires , Cintia Mikaelle Cunha De Santiago Nogueira , Cristina Virginia Oliveira Carlos , Isabelline Freitas Dantas Paiva De Almeida , Renata Janice Morais Lima Ferreira Barros , Pablo Júnior Rodrigues Da Silva

ABSTRACT
A criação do Sistema Nacional de Sangue, componentes e derivados e da Política Nacional de Sangue, foram fundamentais para a mudança do paradigma relacionado à doação de sangue no Brasil. Objetivou-se identificar na literatura selecionada as estratégias de respostas positiva quanto à captação de doadores de sangue. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura, desenvolvido a partir dos dados encontrados nas seguintes bases de dados: BDENF, LILACS e Scielo, realizado no primeiro semestre de 2020. Os artigos foram pesquisados utilizando o operador booleano AND a partir de três descritores: doadores de sangue AND banco de sangue AND serviço de hemoterapia. A discussão dos resultados aconteceu a partir da categorização do conteúdo encontrado, e são elas: O perfil do doador de sangue na atualidade; Incentivos e medos que permeiam a doação sanguínea; Importância que a enfermagem representa no serviço de hemoterapia no geral; Possibilidades de melhorias na captação de doadores: um olhar para o futuro. Que permitiram perceber, a partir da literatura, que muitos são os fatores que influenciam a doação, assim como muitas são as ações que podem ou não fidelizar este ato. Foi possível observar que muitas são adversidades encontradas nos hemocentros, e em diversos níveis, estruturais, administrativos, setoriais, entre outros. E que as estratégias que utilizam a tecnologia da informação a favor da divulgação das campanhas tendem a apresentar resultados mais significativos no que diz respeito ao número de doadores. Evidenciou-se a insuficiência de estudos mais específicos para a implementação metodologias e campanhas ainda mais eficazes, destacando a importância desse conhecimento para uma mudança no número de doações, o que consequentemente melhora e amplia a assistencialidade no atendimento, na demanda e no estoque disponível nos hemocentros. 
Palavras-chaves: Doação de sangue; Banco de sangue; Serviço de Hemoterapia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Narelle De Jesus Parmanhani 09-02-2021 09:50:35

Parabéns ao grupo por abordar um assunto tão relevante. A prática da doação passa pela empatia com o ser humano, pois a quem se destinará nossa doação é desconhecido. E em épocas de egocentrismos elevados, abordar a gratuidade é sempre um convite a leitura.

Foto do Usuário Marianne Beatriz Da Rocha Lins 09-02-2021 09:50:35

Abordar a doação de sangue é um assunto atemporal, pois sua necessidade é vital ao serviço de saúde hospitalar, especialmente as urgências/emergências. O artigo aborda de forma excepcional o tema! Logo no começo, a introdução bem estruturada com todas as informações e a trajetória do processo de doação sanguínea, apesar de grande, não deixa a leitura cansativa. A metodologia está clara e cumpre o proposto, conforme pode ser notado nos resultados da pesquisa bibliográfica. As considerações foram pertinentes com os tópico da discussão ao traçar qual o perfil dos doadores, como alcançar eles e como possibilitar que eles espalhem essa experiência adiante e influencie outras pessoas. Parabéns ao grupo!

Foto do Usuário Adriana Braitt Lima 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores! O artigo segue aos moldes das exigências de organização e conteúdo do estado da arte sobre a temática estudada. Faço, apenas, a sugestão de modificar o objetivo para ''descrever a produção do conhecimento sobre as estratégias de respostas positiva quanto à captação de doadores de sangue''. Outra sugestão se refere a metodologia no que concerne a utilização de autoria que se fundamentou para desenvolver as etapas da revisão integrativa. Sucesso!

Foto do Usuário Miria Lima Valente 09-02-2021 09:50:35

UM EXCELENTE TRABALHO, NO QUAL INCENTIV A DOAÇÃO DE SANGUE

Foto do Usuário Vanessa Karoline Silva Batista 09-02-2021 09:50:35

Um trabalho bem elaborado, com um bom desenvolvimento, trás referências bem atuais. Um tema de grande importância para a captação de novos doadores, na disseminação de informações para mostrar as pessoas a importância desse ato humano.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.