SENTIMENTOS DA FIGURA PATERNA NO PROCESSO DE GESTAR E PARIR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 299


Certificado de participação:
Certificado de Elaine Almeida

Certificado de publicação:
Certificado de Elaine Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Benedito Cherbéu Dlessandre Oliveira , Gisele A. Biondo Pietrafiesa , Jaqueline Ieda Da Silva , Elaine Almeida , Keny Priscila Mendes , Neia Da Conceição Dos Santos

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo identificar os sentimentos da figura paterna no processo de gestar e parir . Metodologia Trata-se de uma pesquisa de campo, com caráter qualitativo, descritivo e exploratório. Foi realizada no município de Mogi Guaçu estado de São Paulo, o local da coletas de dados foi na Unidade de Saúde da Familia Maria Nazare “Chácaras Alvorada”. Participaram deste estudo oito homens, identificados por nomes de atores com numero sequencial das entrevistas. Para organização dos dados foi realizada a metodologia de Bardin. Resultados: Após a analise, percebeu-se que  o “ser pai” dissemina sentimentos afetuosos como amor/carinho e ocasiona conforto para sua companheira A exacerbação de sentimentos afetuoso entre o casal  e a participação do parceiro em afazeres domésticos e cuidados com o bebê também foi notória. Identificou-se de certo modo existe a participação do pai no pré-natal, parto e pós-parto. Refletiu-se que além da felicidade emoção a confiança foi um dos sentimentos mais descrito pelos participantes e a importância de ser pai retrata sentimentos e laços afetivos de carinho a euforia. Conclusão: Os achados deste estudo reforçam a importância de uma figura paterna na gestação como promotora de vínculo com a tríade mãe filho e pai.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eliz Marine Wiggers 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bem escrito, é relevante. Sugiro que na parte de método conste o número do Protocolo e do CAAE de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

Foto do Usuário Aniele Almeida Silva Berenguer 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado.Recomendaria acrescentar a autodeclaração racial dos entrevistados. Qual fatores sociais/culturais podem ser levados em consideração na análise das respostas dos entrevistados?

Foto do Usuário Débora Santa Mônica Santos 09-02-2021 09:50:35

Prezados autores, parabéns pela escolha da temática. O trabalho está bem escrito e detalhado. Referências atualizadas. Deixo como sugestão que no próximo trabalho envolvendo a pesquisa com seres humanos façam um recorte do item ''raça-cor'' esse dado, será muito importante nas suas discussões.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.