O CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE ÚTERO EM PAUTA: RELATO DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 267


Certificado de publicação:
Certificado de Gabrieli de Carvalho Siqueira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabrieli De Carvalho Siqueira , Bruna Lixinski Zuge , Carolina Heleonora Pilger , Gabrielly Leão De Moura , Talita Menezes Lopes , Lisie Alende Prates

ABSTRACT
Introdução: entre as mulheres, o câncer (CA) de mama e de colo de útero apresentam maior prevalência. Para o controle, prevenção e/ou diagnóstico destes tipos de CA, algumas ações no âmbito da promoção e educação em saúde são necessárias. Objetivo: relatar a experiência na realização de atividade de educação em saúde voltada para um grupo de mulheres sobre os cânceres de mama e de colo de útero. Método: relato de experiência sobre a realização atividade de educação em saúde, com 16 trabalhadoras de uma empresa privada responsável pela captação, produção, tratamento e distribuição de água tratada. Resultados: as participantes apresentavam faixa etária entre os 16 e 41 anos de idade. Cinco delas apresentavam histórico familiar de CA de mama. Nove informaram que tinham o hábito de realizar o autoexame das mamas. Quatro apresentavam histórico familiar de CA de colo de útero. A maioria já havia realizado o exame citopatológico. Previamente à atividade, constatou-se a importância de reforçar os fatores de risco para o CA de mama e de colo de útero. Conclusão: as mulheres reconheciam a importância da realização dos exames de rastreamento realizados pelos profissionais de saúde, mas possivelmente desconheciam a importância do autocuidado e maior reconhecimento corporal, apontando para a necessidade a realização de ações de educação em saúde na área da saúde da mulher para promover o empoderamento feminino, por meio da disseminação de informações referentes aos fatores de risco, formas de cuidado e autoconhecimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Isabel Cristina Gonçalves Leite 09-02-2021 09:50:35

A temática é relevante mas o relato de experiência acrescenta pouco à literatura, mesmo tendo, certamente, sido importante para a comunidade que a recebeu.

Foto do Usuário Cristiane Maria Almeida 09-02-2021 09:50:35

Excelente temática. A atividade educativa da população está diretamente relacionada ao melhor acesso a saúde e maior agilidade na investigação e busca de diagnóstico precoce, que no casos das neoplasias apresentadas, está diretamente relacionada as maiores taxas de sobrevida global.

Foto do Usuário Samuell Osorio Almeida 09-02-2021 09:50:35

ótimo resumo, bem explicativo e relevante para o tema referido!

Foto do Usuário Julliane Messias Cordeiro Sampaio 09-02-2021 09:50:35

Retirar sigla do resumo. Não se coloca. Sugere-se não utilizar o termo ''auto-exame'', as evidências científicas não recomendam como ferramenta de rastreio do câncer de mama. A auto-palpação seria o mais adequado. Entende-se que a mulher não irá realizar um exame. Cabendo aos profissionais enfermeiro e médico o exame clínico (ECM). O parágrafo sobre o autoexame deve ser revisto. A mamografia é padrão ouro no Brasil e o ECM é protocolado como ferramenta de rastreio. Porém não informam faixa etária, frequência e, precisa deixar claro que não se recomenda o autoexame. ''A partir disso, autores sugerem a importância de abordar a importância desse exame como forma de combater a infecção por HPV e, consequentemente, a progressão para o CA de colo de útero''. A repetição da palavra importância na mesma frase e ''combater a infecção'' deve ser substituída por não apresentar denotação científica. Sugiro enfrentamento, controle. Cabe salientar que o colpocitológico é um nível secundário de prevenção.

Foto do Usuário Andrea Huhn 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante, porém realizada somente para um público local. recomendo retirar siglas do RESUMO, está fora das normas da ABNT. Também poderia ter mais referências para apoiar a discussão. Pergunta: A pesquisa foi realizada somente por solicitação da empresa ou já é consolidada pelo curso de graduação?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.