O ENFERMEIRO GESTOR NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) – UMA REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 315


Certificado de participação:
Certificado de Suellen Oliveira Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Suellen Oliveira Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Augusto Lima Vaz Da Silva , Suellen Oliveira Silva

ABSTRACT
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca da atuação do Enfermeiro como gestor na Estratégia de Saúde da Família (EFS). Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se descritores relacionados a Enfermagem, Gestão de Serviços de Saúde e Estratégia de Saúde da Família. As bases eletrônicas consultadas foram LILACS, BDENF e SciELO. Foram incluídas publicações disponíveis em sua íntegra; artigos originais; publicados em português, inglês e espanhol; entre setembro de 2017 e julho de 2020; que apresentassem em sua discussão elementos e considerações sobre a atuação do enfermeiro como gestor na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Por sua vez, foram excluídas publicações que não respondessem a pergunta de pesquisa, trabalhos em duplicidade, bem como os que não estivessem disponibilizados em sua íntegra e também os que fossem publicados antes de setembro de 2017. Ao fim da pesquisa, alcançou-se um total de 05 artigos. Acredita-se que os resultados encontrados sejam de grande valia para as discussões sobre a execução da política pública de saúde, contribuindo com as melhores práticas e o aperfeiçoamento do processo de gestão da saúde, notadamente, por reconhecer a importância do Enfermeiro na concretização da política pública de saúde através da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Palavras-chave: Enfermagem; Gestão de Serviços de Saúde; Estratégia de Saúde da Família.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Shirley Pereira De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Objetivo informado no resumo difere do apresentado no item objetivo( que apresenta dois verbos de ação para a mesma ação). Questão norteadora deve estar apresentada ao final da introdução e em seguida os objetivos. Sugiro adequação dos objetivos X questões norteadoras. Sugiro revisão dos descritores gestão serviços de saúde é sinônimo o descritor é Administração de Serviços de Saúde.

Foto do Usuário Maria Angela Petrini 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem instruído, atendendo aos requisitos metodológicos.

Foto do Usuário Micael Colodette Pianissola 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, muito bem escrito, objetivos atingidos, metodologia muito bem esplanda!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.