A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO PELA ARTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Temas: Educação, formação e treinamento em saúde


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 3


AUTORIA

Larissa Alves Marcelino , Joselina Rodrigues Moreira , Poliana Franco Braga , Isabella Marques De Almeida Freitas , Daniel Antunes Freitas

ABSTRACT
A Arte, no contexto do processo saúde-doença, é um mecanismo de humanização do cuidado ao indivíduo, de forma a proporcionar melhor qualidade de vida ao desenvolver um ambiente acolhedor capaz de desviar a atenção do paciente hospitalizado de seus problemas. Considerando a relevância deste cuidado, é imprescindível que a formação do acadêmico aborde a melhoria do atendimento em saúde pautado na humanização proporcionada pela arte, justificando, assim, a criação do projeto SensibilizArte. O objetivo do presente estudo é relatar as atividades práticas realizadas pelos acadêmicos vinculados ao projeto. Composto de quatro frentes, Música, Contação de histórias, Artesanato e Palhaçoterapia, as atividades foram realizadas com os pacientes hospitalizados no Hospital Universitário Clemente de Farias, em Montes Claros - MG. Foram conquistados diversos sorrisos, abraços, histórias por meio das ações, promovendo um efeito duplamente benéfico, um avanço no estado de humor dos pacientes, e o despertar de maior empatia aos acadêmicos participantes.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Jaciara Tiago Antunes Alvarenga 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito bom. Tem muito a agregar para todos os profissionais.

Foto do Usuário César Augusto Paro 09-02-2021 12:50:35

Os autores trazem uma experiência rica e muito importante para o cuidado em saúde. Como forma de contribuir, deixo uma problematização: por que também não explorar os efeitos nas relações entre profissional-usuário e até mesmo os efeitos nos profissionais de saúde daquela unidade hospitalar (duas outras importantes dimensões da humanização)?

Parabéns aos autores pelo trabalho. Tema relevante e essencial para o atendimento prestado pelo profissional ao paciente, para a criação de vínculo, melhora da assistência e cuidado ofertado.

Foto do Usuário Amanda Samara Dos Santos Araújo 09-02-2021 12:50:35

Muito lindo esse projeto! Essa ruptura do modelo biomédico torna o processo saúde-doença mais aceitável pelos pacientes, acompanhantes, mesmo que em pequenos momentos como esses. Utilizar dessas ferramentas para alegrar o árduo trabalho dos profissionais seria uma ótima ideia também.

Foto do Usuário Raimunda Magalhães Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Um relato de experiência muito importante e significativo. Contribuirá para uma diversidade de conhecimento, interação, integração e desenvolvimento da humanização com paciente e entre os estudantes e professores.

Foto do Usuário Rose Luz Silva Perez 09-02-2021 12:50:35

Apresentação de um tema inovador como uma experiência para a área de medicina, trazendo um olhar mais humanizado, de forma concreta, viabilizando o contato com a humanidade de profissionais médicos e pacientes fragilizados pela internação.