A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CUIDAR DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE FEIRA DE SANTANA – BA

Temas: Sistemas de Avaliação em Saúde


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 2


AUTORIA

Keccya Dos Santos Nunes Gonçalves

ABSTRACT
Este estudo tem como objetivos compreender o sentido e significado da interdisciplinaridade no processo de cuidar na ótica da equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva adulto do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana - BA e apontar os limites e possibilidades da interdisciplinaridade deste. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação sistemática; foram analisados os depoimentos de 26 sujeitos. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo de Bardin. As categorias apreendidas no estudo foram: Concepções de Interdisciplinaridade; O agir Interdisciplinar no olhar da equipe de UTI: um fator essencial; Sentimentos e Emoções vivenciados pelos profissionais no processo de cuidar; Limites e Possibilidades para o agir interdisciplinar na UTI. O estudo sinaliza que a prática interdisciplinar no ambiente da unidade de terapia intensiva adulto do HGCA diverge dos discursos dos sujeitos atuantes na clínica. Entretanto, percebe-se um esforço, mesmo que de forma tímida, por parte de alguns profissionais. O estudo aponta ainda, que os sujeitos deste consideram a interdisciplinaridade na UTI importante, pois o paciente crítico demanda por cuidados intensivos de várias áreas distintas. Apreende-se que é necessário o investimento na formação profissional que é a base do agir interdisciplinar em saúde.  
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Cuidar, Equipe, Unidade de Terapia Intensiva.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Rita Karoline Cesco Fernandes 09-02-2021 12:50:35

Tema bem relevante, conteúdo bom de fácil entendimento.

Foto do Usuário Maria Victoria Marques Polo 09-02-2021 12:50:35

Trabalho com tema atual e com relevância, com linguagem simples e de fácil entendimento. Entretanto, senti falta dos resultados dentro do trabalho, o que valorizaria ainda mais o artigo e mostraria o resultado da abordagem qualitativa, para realizar uma discussão rica.

Foto do Usuário Filiciana Ferreira Silva 09-02-2021 12:50:35

O artigo está ótimo e atende a proposta inicial, seguindo a metodologia proposta.

Foto do Usuário Ana Luiza Ramos Wellen 09-02-2021 12:50:35

O artigo apresenta sua relevância para a formação do profissional da área de saúde, destacando ser imprescindível uma equipe com profissionais que contemplem múltiplos conhecimentos, sobretudo, no contexto de UTI, diante de resoluções eficientes e eficazes para pacientes em estado crítico.

Foto do Usuário Luan Dos Santos Fonseca 09-02-2021 12:50:35

Rever formatação das referências e citações. alguns estudos estão referenciados sem datas, mas há datas sim. Ao descrever que utilizou como forma de análise a técnica de Bardin, precisa referenciar. Senti falta das estruturas comuns de artigos científicos "Introdução, Método, Resultados, discussão, considerações finais/conclusão". Não notei descrição da discussão dos resultados. É necessário realizar a elaboração de forma geral do artigo, para ficar mais claro e coerente. Porém, é bastante válido a temática do estudo.

Foto do Usuário Claudia Mara Pedrosa 09-02-2021 12:50:35

A identificação das categorias profissionais dos/as entrevistadas poderá potencializar a compreensão dos dados analisados e a contribuição do estudo nos espaços formativos. Sugere-se a revisão do penúltimo paragrafo da introdução.