Selamento de lesões de cárie em dentes deciduos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 222


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gina Casagrande

ABSTRACT
SELAMENTO DE LESÕES DE CÁRIE EM MOLARES S: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Gina Casgrande, Me.1
Andrea Huhn, Dra.2

1Docente do curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. UNESC.
2Docente do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia e Mestrado Profissional em Proteção Radiológica do Instituto federal de Santa Catarina - IFSC 


RESUMO
O estudo teve como objetivo a busca de literatura acerca do selamento de lesões de cárie em molares decíduos. MÉTODO: Realizada busca no portal de periódicos CAPES utilizando os descritores cárie dentária, selantes de fossas e fissuras, dentes molares decíduos, sem utilizar filtro para ano de referência. Foram incluídos apenas os artigos que apresentavam no resumo selamento dos dentes molares decíduos e excluídos os que não abordassem a questão de selamento, mesmo citando molares decíduos. RESULTADOS: O selamento de lesões de cárie é uma alternativa de procedimento não invasiva e eficaz na paralisação das lesões de cárie em metade externa de dentina. Estudos sobre o comportamento dos selantes resinosos na paralisação de lesões de cárie localizadas em dentina vêm sendo realizados há alguns anos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se, ao findar o estudo, que o selamento de lesões de cárie em molares decíduos é uma alternativa extremamente conservadora, onde a estrutura dental do paciente é totalmente preservada, minimizando o efeito de ciclo restaurador definitivo. Deste modo, conclui-se que o selamento de lesão de cárie em molares decíduos tem se mostrado eficaz na paralisação do processo carioso. 


Palavras-chave: Dente decíduo. Selantes de fossas e fissuras. Cárie dentária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Paula Paiva 09-02-2021 09:50:35

Por meio de uma revisão de literatura os autores defendem o uso de selantes em dentes decíduos como alternativa viável não invasiva e eficaz na paralisação das lesões de cárie em metade externa de dentina. O trabalho apresenta-se bem estruturado, com cada item realizando adequadamente sua função. No entanto, existe uma lacuna em relação à abordagem dos dentes molares decíduos, tendo seu maior enfoque quase exclusivamente nas considerações finais do que comparado ao restante do artigo. O tema da pesquisa é relevante, visto que a Odontologia atual parte de um preceito de uma máxima preservação e uma mínima intervenção, sendo o selamento das lesões de cárie um ótimo exemplo desse processo, pois é utilizado como método preventivo e terapêutico. É sugerido que os estudos selecionados para compor a pesquisa fossem mais atuais (últimos cinco anos), abordando o que tem de mais atual na literatura sobre o selamento de fossas e fissuras. Além disso, poderiam ser utilizadas outras bases de dados, resultando em uma maior gama de informações acerca dessa temática. Pergunta: Quais são as principais vantagens na utilização dos selantes ionoméricos e dos resinosos em relação à paralização do processo carioso?

Foto do Usuário Rafael Gomes Ditterich 09-02-2021 09:50:35

Tema pertinente, principalmente nesse momento de pandemia, no qual a Odontologia de mínima intervenção deve ser priorizado. No entanto, o trabalho carece de melhor detalhamento no seu método.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.