PERSPECTIVAS DA GESTÃO HORIZONTAL EM SAÚDE: A LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 299


Certificado de publicação:
Certificado de Daniela Oliveira Borges

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniela Oliveira Borges , Jéssica Sá Furtado , João Pedro Rodrigues Da Silva , Luana Medeiros Segundo Silva , Bruna Grasielle Nunes De Sousa , Bruna Nunes Vidal , Pedro Emanuel Do Nascimento Fernandes

ABSTRACT
Resumo: A atuação em uma liga acadêmica no viés de gestor desenvolve diferentes visões ao aluno em sua graduação. A Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) é uma liga que se insere no território da Ceilândia localizado no Distrito Federal (DF) e atua de forma direta na comunidade do Sol Nascente. As práticas de extensão acontecem em ambientes institucionais como escolas, unidades básicas de saúde, para além de ambientes institucionais também, como casas dos pacientes, no território, espaços culturais e promocionais de eventos, tendo em vista que a saúde da família e comunidade se encontra em ambientes que produzem sentido e que tenha significado. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, no formato de relato de experiência sobre o modelo de gestão adotado pela Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) da Universidade de Brasília (UnB), campus Ceilândia, DF. A LASFAC possui ao todo 7 Coordenações sendo elas: A Coordenação Geral, Coordenação de Secretaria que se divide em duas, (Secretaria de Fiscalização e Secretaria de Gestão), Coordenação Financeira, Coordenação de Ensino, Coordenação de Pesquisa, Coordenação de Extensão, Coordenação de Divulgação. A liga procura trazer experiência e engajamento aos acadêmicos através do protagonismo do estudante, além de trabalhar um assunto de interesse comum aos alunos que é a saúde da família. Porém, participar da liga acadêmica sob a ótica de gestor traz diversos impasses em como saber lidar com situações adversas, estratégias de liderança e tomadas de decisão. Isso inclui possuir habilidades de liderança para melhor organizar e gerir efetivamente o funcionamento da liga acadêmica. Silva (2015) afirma que o ganho de responsabilidades e a tomada de decisões contribuem para saber lidar com situações adversas e para a formação de perfis de liderança. Desse modo, participar da gestão de uma liga acadêmica acaba por proporcionar a exploração da autonomia, da criticidade, da criatividade e do comprometimento na graduação, preparando o aluno para necessidades futuras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho que relevância sobre um tema pouco explorado mas de grande importância.

Foto do Usuário Nathália Dias Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito interessante e foi abordado de maneira muito satisfatória!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.