MEDIDAS DE CONTROLE PARA PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19 – Orientações institucionais para o retorno seguro às atividades presenciais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de DAVID ANTONIO DA SILVA FILHO

Certificado de participação:
Certificado de DAVID ANTONIO DA SILVA FILHO

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Arlete Maria Gomes Oliveira , David Antonio Da Silva Filho , Flávia Martão Flório , Luciane Zanin De Souza

ABSTRACT
RESUMO

O novo coronavírus de 2019 (2019-nCoV), denominado como SARS-CoV-2, agente causador da doença covid-19, tem se espalhado rapidamente desde seu primeiro caso identificado, em dezembro de 2019, na província de Hubei, cidade de Wuhan na China, e desde então tornou-se um grande desafio de saúde pública. A doença caracteriza-se por uma síndrome respiratória aguda que varia de casos leves – cerca de 80% – a casos muito graves com insuficiência respiratória –entre 5% e 10% dos casos. Com base em resultados de pesquisas genéticas e epidemiológicas, comprovou-se que o surto de COVID-19 começou com uma única transmissão de animal para humano, seguida de propagação sustentada de humano para humano. As medidas que as Instituições de Ensino e da clínica-escola devem tomar para a volta às atividades frente à COVID-19, requer análise detalhada e aprofundada das condições de estrutura física deste espaço em cada instituição, além da inclusão de protocolos que permitam o retorno seguro das atividades clínicas e não clínicas. O objetivo desta pesquisa é a apresentação do material didático, no formato de livro digital (e-book), intitulado como: Medidas de controle para prevenção contra a covid-19 no retorno presencial – Colaboradores, elaborado para informação à comunidade acadêmica dos procedimentos a serem adotados na instituição para a redução da transmissão e enfrentamento da covid-19 quando do retorno das atividades acadêmicas.
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus. Contenção de Riscos Biológicos. Saúde Pública. Odontologia Comunitária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ediney Linhares Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Embora o trabalho tenha uma essência com bons contributos práticos, o lado acadêmico formal necessita de um melhor delineamento quanto às seções fundamentais como referencial teórico e uma boa descrição da metodologia escolhida. Seria interessante buscar trabalho apresentados anteriormente ou livros de metodologia para melhor compreensão da sequência lógica dos dados.

Foto do Usuário Ramonna De Sousa Nogueira 09-02-2021 12:50:35

muito bem abordado, resultados de acordo com o objetivo do trabalho.