RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A COVID-19 (COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO) NA PERSPECTIVA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 252


Certificado de publicação:
Certificado de Elaine Alves

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elaine Alves , Elma Mathias Dessunti , Bianca Marcelli Dos Santos , Liandra Holanda , Maria Eduarda Braga , Maria Luiza Fiori , Maria Luiza Pansanato , Maria Victória Soares

ABSTRACT
INTRODUÇÃO: A Covid 19 é uma doença nova, que constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Neste momento de pandemia, muito tem-se falado sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento de questões de saúde pública. O OBJETIVO deste trabalho é: Relatar a experiência de conversas online com alunos do primeiro ano de graduação em enfermagem sobre a Covid-19, na perspectiva do SUS. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A partir da necessidade de compreender os determinantes sociais e éticos relacionados a Covid 19 e medidas para redução da infectividade da doença, docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) implementaram um projeto de ensino com discentes do primeiro ano da graduação para  reflexão e análise de conhecimentos sobre aspectos técnicos e éticos relacionados a Covid 19. Um dos temas selecionados para estudo foi o SUS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O público alvo foram 30 estudantes da primeira série do Curso de Graduação de Enfermagem da UEL. Os conteúdos foram trabalhados utilizando metodologias ativas, como: tutoriais de problematização; discussão de vídeos; leitura e interpretação de textos; situações problemas e seminários. A estratégia utilizada para as atividades foi o ensino remoto emergencial, com a utilização da plataforma Google meet. EFEITOS ALCANÇADOS: O nível de discussão sobre a importância do SUS dentro e fora do contexto de pandemia configurou um debate fundamentado do tema. O protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem, a apropriação de métodos de resolução de problemas, bem como a oportunidade de utilização da plataforma google meet, se apresentaram como elementos positivos no projeto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os objetivos do projeto, foram alcançados. A capacitação na realização de atividades com uso da plataforma google meet possibilitou as atividades a distância sem comprometer o protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem. A correlação do tema Covid 19 com o Sistema de Único de Saúde foi um elemento importante na motivação das ações demonstrando o benefício de tratar os conteúdos relacionados a formação profissional a partir de temas ou eventos relacionados a realidade vivida pelos estudantes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho tem potencial, dentro de tais discussões seria muito interessante realizar novas produções menos abrangentes, com temas específicos dos assuntos abordados nessas reuniões . Parabéns, sucesso também nos próximos trabalhos!

Foto do Usuário Phryscilla Santos Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela pesquisa. Importante discutir o papel do SUS no momento atual de uma pandemia, principalmente com estudantes de graduação do primeiro ano que ainda irão vivenciar a realidade das unidades de saúde e hospitais 100% SUS. Para a leitura ficar mais fluida sugiro serem adequados os parágrafos para ficarem maiores e dimuírem em número. Também sugiro desmembrar o artigo em mais de um para aprofundar os temas discutidos e a contribuição para o aprendizado dos estudantes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.