GUIA FACILITADOR PARA ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ALTA PARA O PACIENTE DA CLÍNICA MÉDICA: relato de experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Maria Rodrigues Moreira

Certificado de participação:
Certificado de Ana Maria Rodrigues Moreira

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Ana Maria Rodrigues Moreira , Juliana Turato , Ariadne Da Silva Fonseca

ABSTRACT
Trata-se de um Relato de Experiência na criação de um instrumento facilitador para elaboração do documento “Orientações de alta para o paciente” da clínica médica no período do mês de outubro a novembro de 2018, por enfermeiras assistenciais que atuam em unidade de clínica médica de um hospital geral privado de grande porte na região oeste da cidade de São Paulo. 
A criação deste guia buscou otimizar o tempo do enfermeiro na elaboração do plano de orientações para alta hospitalar, visando a continuidade do cuidado ao paciente no âmbito domiciliar, e garantir que o paciente e familiar tenha orientações padronizadas de acordo com protocolos, manuais, planos terapêuticos e regulamentos de boas práticas assistenciais, vigentes da instituição.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marluce Alves Nunes Oliveira 09-02-2021 12:50:35

O estudo tem relevancia, entretanto o referencial teórico não tem muita relação com o objeto de estudo. O objetivo estar bem elaborado e a metodologia utilizada para a construção do instrumento foi importante. A informação sobre o ano da elaboração do instrumento “Orientações de alta para o paciente”, não estar coerente com a motivação (realização do instrumento 2018 e motivação 2019). em relação aos onze guias elaboradas para auxiliar o Enfermeiro no momento da alta hospitalar do paciente, consideramos relevante, vez que busca otimizar o tempo do enfermeiro na elaboração do plano de orientações para alta hospitalar, visando a continuidade do cuidado ao paciente no âmbito domiciliar.

Foto do Usuário Juliana Nascimento Andrade 09-02-2021 12:50:35

O trabalho apresenta um tema relevante. Sugiro o seguinte objetivo: "Este estudo teve como objetivo construir um guia para o enfermeiro assistencial utilizar na elaboração do plano de orientações para alta hospitalar." A metodologia ficou confusa, o relato vocês fizeram nesse período informado (outubro a novembro de 2018), ou a própria construção do guia ocorreu nesse espaço temporal? No relato, vocês trazem um período que não corresponde ao informado no item anterior, ou seja, na metodologia vocês reportaram um período de outubro a novembro de 2018 e aqui no relato vocês citaram que as enfermeiras perceberam a dificuldade no preparo do paciente e familiar para a alta hospitalar em 2019, o que motivou a elaboração de um material de apoio. Ainda no relato, é preciso definir o real objetivo do trabalho, aqui vocês já trazem outros aspecto. Rever os subtítulos do guia, em todos tem um erro, "- Plano no". Caso, vocês considerem o objetivo presente na redação do relato, é importante colocar nas conclusões a percepção que vocês tiveram quanto à melhoria da experiência do trabalho do enfermeiro na unidade supracitada.