PERCEPÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE SARS-COV-2 EM ÁREAS RURAIS : RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 313


Certificado de publicação:
Certificado de Antonia Dávila Da Conceição Alves Dias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonia Dávila Da Conceição Alves Dias , Paula Alves Camelo , Daielle Oliveira Miranda , Daniel Ferreira Vieira , Maria Da Conceição Dos Santos Oliveira Cunha , Virlene Martins Alves , Felícia Maria Rodrigues Da Silva

ABSTRACT
A Organização Mundial da Saúde  declarou que o surto da doença causada pelo novo Corona vírus, SARS-CoV-2, denominada COVID-19, constitui uma Emergência de Saúde Pública, sendo caracterizada como pandemia. Diante de tal panorama mundial, a necessidade de isolamento social, cuidados com a higiene e o uso de máscara caracterizou as principais ações de enfrentamento da pandemia do COVID-19. Entretanto, essas indicações podem não ter surtido um efeito tão eficaz em comunidades rurais. Portanto, este estudo tem como objetivo descrever as percepções dos acadêmicos sobre a pandemia de COVID-19 em ambientes rurais. . É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, foi desenvolvido entre os meses de junho a julho de 2020 por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem, realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, localizada na zona rural do município de Ipueiras-CE. As atividades observadas incluiram os atendimentos rotineiros da unidade de saúde como o atendimento em uma diversidade de público: hipertensos, diabéticos, realização de puericultura,pré-natal e atendimentos ambulatoriais, bem como os atendimentos de triagem para casos suspeitos de COVID-19. A realidade vivenciada pelos acadêmicos identificou, dentre outros achados, um número de profissionais limitados para a demanda da população, dificuldade de acesso à UAPS, distância da sede do município e do hospital de referência, protocolos de prevenção negligenciados, cuidados atrasados, falta de informação, disparidades na demografia dos pacientes e qualidade de atendimento abaixo do padrão necessário. Conclui-se que  existem múltiplas falhas no sistema de saúde,principalmente na zona rural,por meio da ineficácia da ação dos cuidados gerais necessários durante essa pandemia,isso pode afetar significativamente a disseminação do COVID-19 nessas comunidades em maior amplitude. Pode-se dizer, ainda que a sobrecarga e a falta de insumos também são fatores preocupantes diante do cenário de pandemia, ademais, são necessárias medidas que podem ser trabalhadas com o intuito de  sensibilizar as pessoas sobre a gravidade do descumprimento dos protocolos de prevenção, visto que é o principal modo de evitar a contaminação, pois, apesar da informação ser disseminada amplamente, ainda existem públicos que não são alcançados pelo conhecimento relacionados ao risco de agravo do aumento de casos de CoVID-19, sobretudo na zona rural.
Descritores: Atenção Primária à Saúde. Pandemia. COVID-19. População Rural

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Albert Lengruber De Azevedo 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Sucesso nas demais produções.

Foto do Usuário Isabelle Rossatto Cesa 09-02-2021 09:50:35

Temática muito importante a ser debatida, tendo em vista que a população que reside em zona rural é comumente invisibilizada. Uma sugestão para caso queiram transformar o resumo em artigo futuramente, é fazer um comparativo com alguma Unidade de Atenção Primária a Saúde localizada em área urbana. Também, ter um cuidado em relação as vírgulas e espaços no texto. Em um momento do texto é descrito que ''áreas rurais em todo o mundo foram bastante impactadas por pandemias no passado''. Gostaria de saber: a qual pesquisa as(os) autoras(os) se referenciaram para tal citação? Também, questiono: como seria possível conseguir fazer com que as informações referentes ao Coronavírus e as medidas ideias a serem tomadas, às comunidades rurais desprovidas de acesso à comunicação digital? No mais, um excelente trabalho! Ótima escrita e abordagem do tema. Parabéns!

Foto do Usuário Aline De Jesus Garcia 09-02-2021 09:50:35

Temática muito importante de ser abordada no contexto atual, parabenizo pelo trabalho!

Foto do Usuário Sara Cristina De Medeiros Dantas 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui bastante relevância para a comunidade rural e científica, é atual e nos convida a pensarmos a realidade do campo que está distante da rede de serviços de saúde. O objetivo é bem delimitado. Os relatos estão bem fundamentados, apenas senti necessidade de maior discussão do porquê a comunidade não adota as medidas de biossegurança, são fatores culturais e/ou sócio-econômicos? a informação chega às pessoas de uma forma acessível? As conclusões apresentadas são bastante relevantes.

Foto do Usuário Renato Barbosa Japiassu 09-02-2021 09:50:35

Este trabalho é bem interessante, pois fornece uma visibilidade as pessoas que vivem em zonas rurais e quase não são falados. Nesse momento de pandemia, a preocupação é para todos. Se autores desejarem transformar em artigo, seria bem interessante fazer uma comparação entre a zona rural com a urbana.

Foto do Usuário Doralice Oliveira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Artigo de grande relevância por lançar luz sobre um público por vezes negligenciado. Pergunto: Qual o impacto dos achados da pesquisa sobre os pesquisadores? Quais as repercussões pessoais e visão profissional após essa experiência?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.