Políticas Farmacêuticas: atuação do Poder Legislativo Federal entre 2016 e 2018

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 226


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lina Valéria Dos Santos Souza , Tatiane De Oliveira Silva Alencar , Bruno Rodrigues Alencar

ABSTRACT
A Assistência Farmacêutica é parte integrante do direito à saúde e cabe ao Estado  assegurá-la por meio de políticas farmacêuticas.  O Legislativo Federal é responsável pela criação da maioria destas políticas através de suas proposições.  O presente trabalho objetiva identificar e analisar as proposições relativas às políticas farmacêuticas, no âmbito do Poder Legislativo Federal (Câmara dos Deputados), no período de 2016 a 2018. 
Para isso, realizou-se uma análise documental e exploratória ao site da Câmara dos Deputados  na busca por projetos de lei, projetos de lei complementar, medicadas provisórias e propostas de emenda à Constituição referentes a Políticas Farmacêuticas . A pesquisa resultou em 126 políticas propostas legislativas que foram  classificadas em três grandes categorias: Controle Sanitário de Medicamentos; Assistência Farmacêutica; e Regulação Farmacêutica. Conclui-se que há intensa atividade legislativa, cujas ações recaem sobre os medicamentos, em todas as etapas da cadeia produtiva, na dispensação e uso deste produto.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Larissa Aline Carneiro Lobo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de temática importante, bem estruturado e bem descrito, com leitura fluida. Atinge o objetivo e formato proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.