AVALIAÇÃO DA COBERTURA DO SISVAN WEB E ESTADO NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES DE PALMEIRA DAS MISSÕES/RS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

ABSTRACT
A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano que pode provocar muitas mudanças nas questões de saúde do adolescente. Algumas dessas mudanças podem gerar riscos significativos, implicando nas condições de morbidade na vida adulta, como, por exemplo, o sedentarismo e mudanças nas práticas alimentares, entre elas o consumo elevado de alimentos ultraprocessados, levando muitas vezes a obesidade. O acompanhamento nutricional nessa fase é essencial, sendo facilitado por um sistema de informações conhecido por Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Este trabalho tem como objetivo descrever a cobertura dos dados de estado nutricional de adolescentes na cidade de Palmeira das Missões, no Estado do Rio Grande do Sul, por meio do SISVAN-Web. Trata-se de um estudo descritivo, utilizando dados secundários da avaliação do estado nutricional de adolescentes, atendidos na Atenção Básica, entre os anos de 2014 a 2019, no município de Palmeira das Missões/RS, registrados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). A persistência na vida adulta de diversos problemas de saúde adquiridos durante a adolescência acentua a preocupação com o quadro nutricional atual e reforça a necessidade de ações e vigilância alimentar e nutricional.
Palavras-chave: Adolescente. Consumo de alimentos. Estado nutricional

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário André Luis Alves De Quevedo 09-02-2021 12:50:35

Artigo relevante para o campo de conhecimento. Abaixo apresenta-se três sugestões e uma pergunta visando facilitar o entendimento do texto para os leitores. Sugestão: ajustar os títulos das tabelas da seguinte forma: o quê, onde e quando. “Tabela 1. Número de adolescentes registrados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e o percentual de cobertura, Palmeira das Missões/RS, 2014-2019. ”; “Tabela 2. Distribuição dos adolescentes registrado no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de acordo com a IMC para a idade, Palmeira das Missões/RS, 2012-2016. Formatar adequadamente a lista final de referências bibliográficas. Pergunta: Na página 3 onde está descrito que: “O levantamento revelou uma maior prevalência de avaliação para o ano de 2014, obtendo consequentemente o maior percentual de cobertura [...]”, questiona-se o porquê desse resultado? Att.

Foto do Usuário Flávia Renata Da Silva Zuque 09-02-2021 12:50:35

Diante da baixa cobertura de acompanhamento nutricional dos adolescentes nos serviços de saúde, questiona-se: Quais são as dificuldades do serviço de saúde para o acompanhamento dos adolescentes? Não seria necessário ações intersetoriais para aumentar o número de acompanhamento nutricional dos adolescentes? Quanto à diferença apresentada no ano de 2014, não poderia estar associada `a alguma ação estratégica?

O tema é relevante, foi bem abordado, mas o texto está repetitivo. Os resultados são coerentes com os objetivos, mas algumas coisas não ficam claras no método, como: um adolescente é computado uma única vez ou ele entra todos os anos na amostra? A ficha do Sisvan deve ser preenchida anualmente para ser considerada para análise?