Contribuição dos estudos dos itinerários terapêuticos dos estudantes de graduação da UFSCar às políticas públicas de saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 253


Certificado de publicação:
Certificado de Raiane Silva Sousa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raiane Silva Sousa , Taís Bleicher , Diego Mendonça Viana

ABSTRACT
Este trabalho se refere a pesquisa realizada entre os anos de 2019 e 2020, com o objetivo de compreender os itinerários terapêuticos de universitários em situação de sofrimento psíquico. Entendendo que o Plano Nacional de Assistência Estudantil destina um de seus eixos à saúde do estudante, buscou-se identificar se, na busca por cuidado à saúde, especificamente mental, encontram-se as ações que devem ser desenvolvidas pela instituição de ensino a qual ele se vincula. Este resumo busca refletir sobre as possíveis contribuições de pesquisar os itinerários terapêuticos (IT) às políticas públicas de saúde. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa e foram entrevistados cinco estudantes de graduação, em modelo de entrevista semi-estruturadas. À luz da História de Vida e da literatura, os dados foram analisados. Nenhum dos estudantes buscou o serviço especializado em saúde da universidade em questão,  e as razões são várias, como filas de espera, ausência de ações de acolhimento e inacessibilidade do serviço, além de outros a serem explorados no decorrer do trabalho. Pesquisar os itinerários terapêuticos permitiu compreender melhor, além do percurso da busca, as motivações que perpassam esse processo e como as escolhas feitas expressam o conhecimento sobre o cenário local e as possibilidades conhecidas pela comunidade. A contribuição às políticas públicas parte disso. Aponta-se, nacionalmente, para a necessidade de criação de normas operativas para o PNAES, incluída a necessidade de gestão clínica dos serviços de Saúde por ele abrangido. No âmbito local, aponta-se para a necessidade de uma política pública de saúde mental do estudante, não só com marco normativo próprio, mas, como política gerencial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Glauce Alves Rabello 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, escrita clara e estruturada, tema muito importante para a construção de intervenções que atentem-se para a saúde mental dos universitários.

Foto do Usuário Carla Cristina Santos Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, visto que a condição psíquica dos estudantes pode ser afetada em qualquer curso ou universidade.

Foto do Usuário Carolina Serrati Moreno 09-02-2021 09:50:35

Temática muito relevante para o contexto universitário. Apresenta uma metodologia bem organizada, e consegue trazer resultados relevantes para a temática.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.