MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SUA AQUISIÇÃO: A COMPREENSÃO DOS TRABALHADORES DA ATENÇÃO BÁSICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 266


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Acácia Da Hora Brito , Mariana De Oliveira Araujo

ABSTRACT
Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a compreensão dos trabalhadores da Atenção Básica de um município do interior da Bahia sobre os medicamentos disponibilizados pelo CEAF e os procedimentos necessários para a sua aquisição. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. O campo de estudo foram duas Unidades de Saúde da Família (USF), situadas no município de Feira de Santana-BA, localizadas na zona urbana. Participaram desse estudo dois agentes comunitários de saúde (ACS) e duas enfermeiras. Para a análise dos dados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: Os resultados deste estudo demostraram limitações em relação ao conhecimento dos profissionais de saúde da Atenção Básica sobre o CEAF, quando questionados sobre os procedimentos necessários para aquisição e os medicamentos que são disponibilizados. Conclusão: A deficiência no conhecimento dos profissionais de saúde sobre o componente, pode provocar uma descontinuidade da atenção à saúde, devido às dificuldades enfrentadas pelos usuários no acesso aos medicamentos.

PALAVRAS-CHAVE: Direito à Saúde, Acesso à Saúde, Assistência Farmacêutica.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alcione Lino De Araújo 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem os objetivos bem delineados e contempla com a perspectiva a que se propôs pesquisar.

Foto do Usuário Lina Valéria Dos Santos Souza 09-02-2021 09:50:35

Excelente abordagem! Os resultados alertam e estimulam para as capacitações dos profissionais da Atenção Básica. Parabéns!

Foto do Usuário Jacqueline Oliveira Freitas 09-02-2021 09:50:35

Muito bom! Importante abordagem sobre esse componente.

Trabalho com boa escrita, objetivos claros para o que se propõe

Trabalho com boa escrita, objetivos claros para o que se propõe

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.