CARACTERIZAÇÃO DE PACIENTES DE UM AMBULATÓRIO COVID-19 NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 259


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Aparecida Andriolo Richetti

Certificado de participação:
Certificado de Maria Aparecida Andriolo Richetti

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Aparecida Andriolo Richetti

ABSTRACT
RESUMO
A COVID-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo novo Coronavírus SARSCov2 que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves e atualmente constitui uma importante causa de morbimortalidade principalmente em idosos e portadores de comorbidades. O objetivo do estudo foi estimar a magnitude de COVID-19 em profissionais da saúde atendidos no ambulatório COVID-19 de um hospital de ensino da região oeste do Paraná. Foi realizado um estudo descritivo, conduzido com revisão de fichas de atendimento e notificação de profissionais de saúde, no período de março a agosto de 2020. Os resultados referem-se a 335 casos notificados dos quais 76 (22,7%) foram confirmados laboratorialmente para COVID-19. Mostrou-se mais frequente em mulheres e nas faixas etárias de 40 a 49 anos com idade. Os profissionais com atuação no cuidado de pacientes internados no HUOP foram os mais afetados, destacando os profissionais da enfermagem (57,8%). Recomenda-se continuar com as estratégias de monitoramento de profissionais com suspeita ou confirmação de COVID-19, intensificar medidas de educação continuada para os profissionais de saúde principalmente no que se refere as normas de prevenção e segurança.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Grazielle Cristinne Santos Soares 09-02-2021 09:50:35

Muito bom!!! Escrita clara e objetiva. Tema super atual

Foto do Usuário Karoline Fernanda Zamboni Bonan 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho!! Assunto muito interessante e atual!

Foto do Usuário Bruna Gomes De Souza 09-02-2021 09:50:35

Muito bom! Extremamente útil no contexto atual de pandemia.

Foto do Usuário Rita Batista Santos Emailcelular 09-02-2021 09:50:35

O artigo é inédito , relevante e conciso. Apresenta dados e discussão numa sequência lógica e usa português culto. Obedece as recomendações para submissão.

Foto do Usuário André Ribeiro Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Mesmo o trabalho utilizando dados secundários (prontuários) é obrigatório a anuência do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.