A SATISFAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SUS / BRASIL: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 228


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jéssica Lopes Da Silva , Aline Miranda Da Fonseca Marins

ABSTRACT
OBJETIVOS: Geral: Investigar, na literatura científica em saúde e enfermagem, os instrumentos utilizados na avaliação da qualidade assistencial na atenção primária à saúde direcionada a saúde da pessoa idosa, com vistas a elaboração de um instrumento de qualidade assistencial direcionado a essa clientela; Específicos: Discutir os atributos essenciais da Atenção Primária a Saúde, considerando a satisfação dos usuários idosos;
Delinear domínios específicos referentes a saúde da pessoa idosa, para a construção de um instrumento de avaliação da qualidade assistencial a essa população na atenção primária à saúde.
METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, estruturado em duas diferentes etapas: Etapa 1: Revisão integrativa da literatura (RIL) apresentando evidências acerca da percepção do idoso sob a qualidade do serviço dispensado na
Atenção Primária à Saúde. Etapa 2: Estruturar domínios específicos para o delineamento de um instrumento sobre a satisfação da assistência prestada na Atenção Básica ao idoso, tendo como parâmetro o instrumento de avaliação da atenção primária (PCATool- Adulto).
RESULTADOS: As evidências foram comparadas e agrupadas por similaridade de conteúdo e apresentadas a partir de cinco categorias: 1. acesso de primeira vez, 2.integralidade, 3.longitudinalidade, 4.coordenação, 5.qualificação profissional. Essas cinco categorias embasaram uma contextualização preliminar sobre a criação de um instrumento direcionado ao adulto-idoso, incluindo premissas específicas sobre a saúde
da pessoa idosa, como, por exemplo: promoção da autonomia, funcionalidade e envelhecimento ativo. Segundo a Política de Envelhecimento Ativo.
DISCUSSÃO: Os usuários avaliaram positivamente o serviço oferecido nas unidades de Atenção Primária à Saúde, classificando como muito boa às questões relacionadas ao
acesso de primeira vez e de qualificação profissional, como medianas as questões como longitudinalidade e integralidade e avaliaram negativamente a categoria coordenação. Os estudos que tratavam da qualidade da assistência possuíam discordâncias no que se refere à utilização do método / instrumento para a realização dessa avaliação na perspectiva da pessoa idosa, reforçando a necessidade de investigação e aprimoramento
da temática. Buscou-se o delineamento de domínios e categorias direcionados a saúde do idoso na Atenção Primária e, como produto parcial, foram descritas 10 categorias e 55 questões, que ainda estão sendo aprimoradas para, posteriormente, serem validadas por expertises em campo de prática / serviço.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Xavéle Braatz Petermann 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante frente ao envelhecimento da população e considerando a atenção básica como principal porta de entrada e coordenadora do cuidado em saúde, neste caso, do idoso. A partir da revisão integrativa, quais os instrumentos que foram identificados sobre a avaliação da qualidade assistencial na atenção primária à saúde direcionada a saúde da pessoa idosa? Como esse é o objetivo principal, sugiro apresentar esses dados no estudo. A revisão integrativa foi realizada em que base de dados, palavras-chave utilizadas, período de publicação dos estudos?

Foto do Usuário Natalia Rocha Medeiros Marques 09-02-2021 09:50:35

Tema tem concordância com o artigo e o material apresentado.

Foto do Usuário Tamires Da Silva Orlandi 09-02-2021 09:50:35

Desenvolvimento do artigo apresentado em contribuição ao tema.

Foto do Usuário José Carlos Borges 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, entretanto muito sintetizado, poderia trazer maiores contribuições.

Foto do Usuário Leides Barroso Azevedo Moura 09-02-2021 09:50:35

O Artigo aborda um tema relevante e contemporâneo. A descrição da introdução, meodologia e dos resultados precisa apresentar elementos mais conccretos acerca da base teórica utilizada para a construção do instrumento prposto. Como se deu o delineamento de domínios? Qual a matriz de análise que foinusada para definir questões, segundo as categorias direcionados a saúde do idoso na Atenção Primária? Sugiro uma revisão do texto para contemplar esses aspectos.

Foto do Usuário Claudia Mara Pedrosa 09-02-2021 09:50:35

Os tópicos resultados e discussão foram apresentados de maneira muito sintética, deixando lacunas na compreensão dos dados analisados.

Foto do Usuário Lorena Franco Sobral 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante para a literatura científica, considerando o envelhecimento da população brasileira, e a importância de mais estudos se debruçarem a respeito desse campo. Uma sugestão seria evitar termos como ''clientela'', uma vez que a pesquisa refere-se ao Sistema Único de Saúde. A pergunta é: Quais foram os instrumentos utilizados no método de estudo? Senti falta dessa descrição.

Foto do Usuário Inara Antunes Vieira Willerding 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho, tem boa estrutura e apresenta claramente o objetivo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.