O REFERENCIAL DA ERGOLOGIA E SUA UTILIZAÇÃO NOS ESTUDOS DO TRABALHO DA ENFERMAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 248


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gerusa Ribeiro , Denise Elvira Pires De Pires , Magda Duarte Dos Anjos Scherer

ABSTRACT
O presente estudo consiste em uma reflexão teórica com objetivo de sistematizar aspectos conceituais e metodológicos da perspectiva ergológica, destacando contribuições para pesquisas sobre o trabalho da enfermagem. Foi construída com base em textos escolhidos de autores que assumem a perspectiva ergológica para estudar o trabalho humano, tratando de aspectos teóricos ou metodológicos. Também integraram o estudo publicações sobre o trabalho em saúde e enfermagem que utilizaram a Ergologia. Incluiu livros, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e artigos científicos publicados em periódicos indexados. Discute os conceitos de: trabalho prescrito e trabalho real; trabalho e atividade; saber investido e saber constituído; ingredientes da competência; e dispositivo dinâmico de três polos. Apresenta o método na Ergologia, destacando o processo de coleta de dados. A partir de estudos sobre o trabalho em saúde e enfermagem, e dos conceitos e método da Ergologia, foi realizada uma reflexão acerca das contribuições desta abordagem para a compreensão do trabalho da enfermagem, destacando a fertilidade deste referencial teórico metodológico para a pesquisa sobre este tema. No trabalho em enfermagem há um encontro do saber e da prática que vai além da reprodução de normas, rotinas e procedimentos prescritos institucional e profissionalmente. A realização da atividade de trabalho manifesta-se como uma dramática que envolve o debate de normas e desafia o agir com competência, na impermanência dialógica entre o saber agir e o poder agir. Conclui que para melhor entendimento da complexidade da atividade laboral da enfermagem, a Ergologia pode ser um referencial teórico e metodológico profícuo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiana Pereira Das Neves Gamarra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente, com tema muito relevante para a pesquisa em saúde. Muito bem escrito e estruturado, com consistência científica Destaca a abordagem ergológica, que analisa o trabalho a partir da atividade humana, sempre imprevisível e complexa. Parabéns às autores por trazer este tema tão enriquecedor na análise da relação saúde e trabalho para a discussão no evento.Sugiro que a expressão ''método do sósia'' seja substituída por ''instrução ao sósia'' pois é a real denominação dessa metodologia. Além disso observei que o título na relação dos trabalhos está diferente do título do trabalho que está no texto. Pergunto às autoras: quais são os maiores desafios (teóricos ou metodológicos) na incorporação da ergologia na pesquisa em saúde?

Foto do Usuário Mônica Nascimento Cruz 09-02-2021 09:50:35

Boa explanação da temática, agregando com conhecimento desse tipo de método e exemplificando que de forma seria utilizado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.