A ROTINA DO ENFERMEIRO NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Matheus Gomes Andrade , Nágela Bezerra Siqueira , Paula Alves Camelo , Dilene Fontinele Catunda Melo , Maria Da Conceição Dos Santos Oliveira Cunha

ABSTRACT
A Organização Mundial da Saúde declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), constitui uma Emergência de Saúde Pública de importância internacional, sendo caracterizada como pandemia. Nesse contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS), constituindo o primeiro nível de atenção, deve ser considerada como a base frente a essa situação, sendo a porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde. Dessa forma, torna-se relevante compreender como a equipe de saúde, em especial o profissional enfermeiro, tem atuado perante o contexto pandêmico na Atenção Primária. Esse estudo objetivou descrever a atuação do profissional de enfermagem no enfrentamento do COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, enfatizando suas potencialidades e fragilidades. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Desenvolveu-se por meio das atividades do grupo de estudo, pesquisa e extensão em Segurança do Paciente “Grupo Cuidar”, onde observou-se as atividades de uma enfermeira responsável por uma Unidade de Atenção Primária à Saúde no município de Crateús-Ce, bem como acompanhou-se as demais atividades desempenhadas pela Estratégia Saúde da Família da unidade supracitada. Os resultados destacam para uma posição diferenciada do profissional enfermeiro na equipe da Atenção Primária a Saúde, apontando para a ampliação dos limites de atuação profissional, agregado às atividades administrativas com as práticas da assistência direta ao usuário, bem como a intensificação das atividades do enfermeiro, tanto na área da assistência e educação em saúde, quanto dos serviços de gerenciamento. Salienta-se, ainda, que o afastamento de profissionais que possuem fatores de risco para o COVID-19 intensificam a sobrecarga de trabalho, mas apesar do número reduzido de profissionais, as taxas de atendimento continuam altas, especialmente as consultas de pré-natal. Em consideração a isso, a enfermeira se adaptou ao contexto atual e muitos atendimentos são realizados virtualmente por meio do Telemedicina, devido à alta demanda de pacientes procurando atendimento, tanto para o COVID-19, como para consultas específicas. Concluiu-se que a Atenção Primária à Saúde tem sido essencial para identificar precocemente os casos, ser resolutiva nos casos leves e encaminhando rápido e corretamente os casos graves. Além disso, no enfrentamento de uma pandemia, é de suma importância o papel do profissional de enfermagem na coordenação do cuidado e compreensão dos fluxos de atendimento na rede. Por fim, os resultados apresentados evidenciam que o trabalho do enfermeiro é multidimensional, entrelaçando práticas de cuidado, administração e gerenciamento.
Descritores: Assistência de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. COVID-19.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Raquel Ramos Schettino 09-02-2021 12:50:35

Uma sugestão: "Salienta-se, ainda, que o afastamento de profissionais que possuem fatores de risco para o COVID-19 intensifica a sobrecarga de trabalho. Mas, apesar do número reduzido de profissionais, notou-se que as taxas de atendimento na UAPS continuam altas, especialmente as consultas pré-natal." --> Mesmo com o numero reduzido de profissionais, as taxas de atendimento nas UAPS taxas de atendimento na UAPS continuam altas, especialmente as consultas pré-natal. Gostaria de saber opinião em relação ao quadro de funcionários afastados. Já que mesmo com o quadro de funcionários reduzido a UAPS continuou a dar conta dos atendimentos, seja por teleatendimentos ou adaptação de enfermeiros, isso não poderia dar vazão para que diminua contratações/ concursos na área de enfermagem?

Foto do Usuário Darla Tormen 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo estudo, pela percepção e a organização do trabalho frente ao cotidiano atual.

A atenção primária a saúde tem um papel fundamental na prevenção e controle da COVID-19.