A PERCEPÇÃO DE CASAIS SOBRE A LICENÇA PATERNIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Heleonora Pilger

AUTORIA

Carolina Heleonora Pilger , Natália Da Silva Gomes , Lisie Alende Prates , Andrêssa Batista Possati

ABSTRACT
Introdução: a aproximação do homem com os cuidados da mulher e do bebê tem sido uma realidade na sociedade contemporânea. Contudo, para que se obtenha uma participação paterna mais ativa, a licença paternidade é fundamental. Objetivo: conhecer a percepção de casais sobre a licença paternidade. Métodos: pesquisa qualitativa descritiva, realizada em duas Estratégias Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e da Técnica de Criatividade e Sensibilidade “Almanaque”. A população do estudo foi composta por dez casais que vivenciavam o puerpério. A análise dos dados seguiu as orientações previstas na proposta operativa. Resultados: se sobressaiu o sentimento de preocupação dos companheiros após o término da licença paternidade, sobretudo em relação ao pouco tempo oferecido ao homem para ficar com a companheira e o filho. Após o término da licença, os casais buscaram o apoio de outros membros familiares para a realização dos cuidados direcionados à mulher e ao bebê. Conclusão: os achados dessa pesquisa demonstram que o período que a licença paternidade é insuficiente para participação plena e ativa do companheiro nos cuidados com a mulher e com o bebê, especialmente na criação de vínculo.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Andressa Machado Moraes 09-02-2021 12:50:35

Em tempos no qual o papel do homem e da mulher estão sendo reestruturados dentro da sociedade, estudos como esse são importantes para mostrar a necessidade de uma paternidade ativa! Muito bom.

Foto do Usuário Tamara Lopes Terto 09-02-2021 12:50:35

Muito bom o tema. O parceiro deve ser inserido desde o período pré-concepcional e não deve ser esquecido no puerpério.

Foto do Usuário Micaela Arisa Washimi 09-02-2021 12:50:35

Tema importante na atualidade, boa revisão ortográfica e apresentação das ideias centrais do texto, assim como uma discussão pertinente e coerente dos resultados apresentados.

Foto do Usuário Jarbas Da Silva Ziani 09-02-2021 12:50:35

Boa noite! Primeiro gostaria de parabenizar a escolha do tema, pois se faz necessário sempre, também acredito que será de grande valia para a área da enfermagem, pois em uma pesquisa rápida pela literatura encontrei uma escassa produção, visto isso acredito que o trabalho tem um potencial enorme para uma futura publicação. Além do mais, parabenizo pela escrita ortográfica e o embasamento teórico. Abraço e desejo sorte aos autores.

Foto do Usuário Isabela Almeida 09-02-2021 12:50:35

O artigo em questão aborda um assunto atual e extremamente relevante do ponto de vista das novas estruturas familiares presentes na sociedade como um todo. Além de ser uma temática pouco debatida, as pessoas possuem um mínimo conhecimento acerca das questões que abrangem a licença paternidade, tal artigo é um meio eficaz para informar e empoderar a população.

Foto do Usuário Lorena Santos Cardoso 09-02-2021 12:50:35

Tema de extrema importância! O trabalho apresenta a estrutura pedida pelo congresso. A abordagem do trabalho é excelente, assim como seus referencias teóricos.

Foto do Usuário Claudiomiro Da Silva Alonso 09-02-2021 12:50:35

O trabalho colabora com o avanço da pesquisa. Trouxe algumas reflexões importantes. Nos resultados seria interessante apontar os eixos temáticos e o caminho percorrido. PERGUNTA: Seu estudo não teve nenhuma limitação?

Foto do Usuário Beatriz Carvalho Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito bem realizado, mostrando as reais questões sobre o período da licença paternidade tanto na visão da mãe, quanto na visão do pai do bebê.

Foto do Usuário Luísa Caroline Costa Abreu 09-02-2021 12:50:35

O artigo introduz a percepção relevante acerca da participação paterna na fase do puerpério, enquanto um agente facilitador. Além de demonstrar a deficiência no período de licença paternidade, sendo necessário auxílio colateral e tendo implicações relevantes.

Foto do Usuário Déborah De Oliveira Souza 09-02-2021 12:50:35

Tema bastante relevante e atual que desperta o olhar para tríade pai-mãe-filho. O objetivo proposto foi alcançado, parabéns aos autores pelo excelente trabalho