A utilização de recursos tecnológicos para as atividades de Habilidades Práticas de Enfermagem: um relato de experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Angela Rodrigues Costa

ABSTRACT
Introdução: No Brasil as metodologias ativas estão fundamentadas nos princípios teóricos de Paulo Freire, que tem por objetivo a formação de um profissional autônomo, capaz de solucionar problemas a partir de conhecimentos prévios da realidade onde vive, proporcionando ao estudante a construção de um pensamento crítico reflexivo, com responsabilidades articuladas em situações reais. Neste contexto, observa-se um papel importante na formação de enfermeiros uma vez que, auxilia o estudante no desenvolvimento de aptidões necessárias na integração entre teoria e prática. Em 11 de março de 2020 a OMS declarou estado de pandemia e a partir desse novo contexto a enfermagem assume importante papel a no enfrentamento ao novo Coronavírus ou COVID-19, visto que são os profissionais que permanecem a maior parte do tempo prestando assistência direta ao paciente, o que aumenta a suscetibilidade de contágio ao vírus. Objetivo: Apresentar o relato de experiência de atividades de habilidades práticas de enfermagem desenvolvidas  no contexto da pandemia de COVID-19 com a adoção de encontros virtuais com estudantes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, acerca da vivência do cenário virtual de HPE Hospitalar Clínica Médica, por uma tutora da 3ª série do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS), no Distrito Federal. Discussão: Com o decreto nº 40.539 de 19 de março de 2020, bem com a alta transmissibilidade do Novo Coronavírus, houve a necessidade de suspensão de todas as atividades presenciais dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem da ESCS, desta forma docentes e estudantes necessitaram adequar sua rotina a uma nova forma de trabalho: o ensino remoto. As pesquisas em torno novo Coronavírus ainda estão em andamento no que tange a prevenção, reinfecção, grupos de risco, vacinas, entre outros. Considerando este cenário, tutores junto com a coordenação do HPE 3ª série, viu a necessidade de reinventar as atividades já planejadas para o novo momento. Conclusão: É notória a importância da realização de atividades práticas em unidades de saúde para o curso de graduação em enfermagem, no entanto em decorrência do cenário atual a fim de evitar aglomerações ou mesmo expor o estudante ao risco a ESCS adotou as atividades remotas que tiveram por objetivo levar o conhecimento ao estudante. De modo geral houve um feedback positivo por parte dos estudantes no que tange a dinâmica adotada por meio de muitas imagens e vídeos, o que facilitou o processo de aprendizagem, Sabe-se da importância da realização da pratica em unidades de saúde para o curso de graduação em enfermagem, no entanto em decorrência do cenário atual afim de evitar aglomerações ou mesmo expor o estudante ao risco a ESCS adotou as atividades remotas que tiveram por objetivo levar o conhecimento ao estudante.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Laura Andrian Leal 09-02-2021 12:50:35

Necessário incluir como os dados foram analisados, os criterios de inclusão e exclusão, tempo de realização dos encontros, período de coleta de dados, protocolo ético.

Foto do Usuário Joseane Stahl Silveira 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante para o momento da pandemia. Sabemos das dificuldades de se adaptar as atividades educativas do presencial para o virtual, sendo no geral um bom relato. Porém faltou aprofundamento nas análises realizadas. Ficou a dúvida de quais atividades remotas foram desenvolvidas para completar a metodologia ativa de aprendizagem?

Foto do Usuário Marianne Beatriz Da Rocha Lins 09-02-2021 12:50:35

O tema é muito relevante, especialmente nesse momento de distanciamento social. No entanto, a metodologia não ficou clara. Faltou os critérios de exclusão, inclusão, se houve consentimento dos participantes, como os dados foram coletados e analisados posteriormente.