ASSOCIAÇÃO ENTRE AÇÕES DA REDE CEGONHA E NASCIDOS VIVOS, MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 251


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fábio De Oliveira Silva , Roberto Eduardo Bueno , Rafael Gomes Ditterich

ABSTRACT
Introdução. A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal com objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil. Objetivo. Verificar a possível associação entre ações desta rede nº de nascidos vivos, mortalidade materna e infantil, dos 295 municípios catarinenses no ano de 2018. Método. Estudo quantitativo, transversal, retrospectivo e descritivo. Compilada tabela com dados da DIVE (nº de nascidos vivos, mortalidade infantil inferior a 1 ano de idade e mortalidade materna); SISAB (nº de gestantes que realizaram a 1ª consulta de pré-natal e nº de gestantes acompanhadas até a 20ª semana de gestação tendo os 5 exames preconizados realizados e avaliados) e CNES (nº de enfermeiros). Realizada análise bivariada entre os dados obtidos. Resultados. Há indicativos de que ações da Rede Cegonha como a 1ª consulta de pré-natal e o nº de enfermeiros tendem a efeitos benéficos sobre o nº de nascidos vivos. Conclusão. Diante do resultado verificado compreende-se que esta importante política pública, além de todas as suas ações, deve dar ainda mais ênfase a 1ª consulta de pré-natal e especial atenção ao seu quadro de enfermeiros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tangriane Hainiski Ramos 09-02-2021 09:50:35

O presente trabalho apresenta todas as estruturas necessárias ao artigo científico. Traz excelentes contribuições para área.

A apresentação do benefício da Rede Cegonha para a saúde materna e infantil é de grande relevância para a comunidade científica, pois, todas a avaliação de efetividade e possível melhorias de programas e políticas públicas se faz possível a partir da análise de dados e também de publicação de trabalhos, como proposto por esse. Nos resultados acredito que poderia ter sido melhor descrito, contrapondo-se com a literatura o que esses resultados podem representar e ou sua importância para a saúde dessa população.

Muito bom o artigo, mostra a importância do cuidados durante a gestação.

Foto do Usuário Aline Tomaz De Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom. Necessita apenas melhorar a conexão de parágrafos e apresentação de dados percentuais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.