Diabetes em Longo Prazo: A Vivência do Idoso

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 264


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Da Paixão Da Silva , Juliana Costa Albernaz , Lígia Santiago Da Paz Da Silva

ABSTRACT
O diabetes Mellitus (DM) é uma epidemia mundial caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose que acomete principalmente pessoas idosas. Nessa idade, é comum ocorrer mudanças fisiológicas que interferem negativamente na nutrição e alimentação, como o paladar ficar menos aguçado, sentir menos sede e ter problemas com a mastigação e deglutição. Esse estudo teve como objetivo observar idosos que convivem com diabetes por um determinado período de tempo, bem como identificar as principais falhas na alimentação que podem ter levado o idoso a adquirir diabetes, analisar o uso de medicamentos e o tempo da doença. Trata-se de um estudo de corte transversal realizado através de contato telefônico, onde 15 idosos de ambos os sexos foram convidados a participar de uma entrevista contendo 13 perguntas subjetivas relacionadas a vivência com o diabetes mellitus. A duração da doença teve variação de 1 e 32 anos e tempo médio de 17 anos. Bebida alcoólica, excesso de carboidratos simples e alimentos gordurosos costumavam estar presentes na alimentação dos idosos antes do diagnóstico, e referente ao tratamento medicamentoso, houve a prevalência do uso de Cloridrato de Metformina.  Através do estudo foi possível observar que os portadores do DM não possuíam hábitos alimentares adequados antes da doença e mesmo após se tornarem portadores, muitos não conseguiram adquirir esses hábitos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Alimentos processados é um fator para o alto índice

Foto do Usuário Ellen Maria Isis Leite Morales 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante para o melhor atendimento neste ciclo de vida. O método e objetivo bem exposto e assertivo, assim como a apresentação do trabalho Resultados coerentes, e com a possibilidade de expansão dos estudos. Congratulações as autoras.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.