Análise de Insegurança Alimentar e Nutricional de famílias residentes em Sapeaçu-Ba

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 284


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Da Paixão Da Silva , Alessandra Santana Silva

ABSTRACT
O conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) foi definido em 2006 pela Lei Orgânica N° 11.346, de 15 de setembro de 2006, como o direito ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem que comprometa o acesso a outras necessidades essenciais, respeitando a diversidade e sustentabilidade cultural, social, econômica e ambiental. Esse estudo teve como objetivo identificar os níveis de insegurança alimentar e nutricional de famílias residentes no município de Sapeaçu– Ba. Trata-se de um estudo de corte transversal, realizado em maio de 2020, por meio de questionário online disponibilizado na plataforma Google Docs. O questionário da EBIA, utilizado para avaliar os níveis de insegurança alimentar, conteve catorze perguntas, sendo sete delas direcionadas a famílias que continham membros menores de 18 anos. Maior parte das famílias que não possuem menores de 18 anos pertencem à classe de segurança alimentar, seguido de insegurança alimentar leve, insegurança alimentar grave e insegurança alimentar moderada enquanto que nas famílias que possuem menores de 18 anos de idade, não houve diferença significativa nas quantidades de pessoas classificadas em segurança alimentar, insegurança alimentar leve, insegurança alimentar grave, seguido por insegurança alimentar moderada, a qual foi a minoria. O questionário da EBIA é relevante para a realização do diagnóstico de insegurança alimentar, e fatores associados como escolaridade, idade e local de residência foram importantes para a constatação dos resultados encontrados. No entanto, faz-se necessária a atuação do Estado, a fim de garantir o acesso de todos à segurança alimentar e nutricional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniele Vieira Francisco 09-02-2021 09:50:35

Temática bastante relevante e bem desenvolvida, excelente trabalho!

Foto do Usuário Ana Maria Gomes Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema muito bom e relevante, no entanto seria interessante aumentar o N da pesquisa para tornar o trabalho mais significativo. Parabéns!

Foto do Usuário Regina Maria Ferreira Lang 09-02-2021 09:50:35

Tema extremamente pertinente, principalmente neste momento em que a insegurança alimentar (fome) está retornando ao nosso país.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.