Competências de Liderança: Ferramentas para a promoção da qualidade na assistência à saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Inovações em Gestão da Saúde

Acessos neste artigo: 248


Certificado de publicação:
Certificado de John Wesley Nascimento Veloso

Certificado de participação:
Certificado de John Wesley Nascimento Veloso

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

John Wesley Nascimento Veloso , Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado

ABSTRACT
Atualmente, a liderança compartilhada é tema de debate; significa delegar mais autonomia a pessoas que atuam em todos os níveis organizacionais, bem como dar-lhes a oportunidade de assumir um papel de sujeito transformador e de cidadão a fim de assumir a responsabilidade de direcionar suas ações em busca de objetivos já planejados.  A estrutura da velha gestão dá lugar a estruturas mais flexibilizadas, mais horizontais e descentralizadas, gerando autonomia, pró-atividade e condições do indivíduo assumir a “dianteira”.  O hospital não está à margem deste processo, e também vive um novo repensar de liderança. Neste sentido, tanto a Medicina quanto as demais áreas multiprofissionais de saúde  tem assumido diferentes papéis dentro de suas atividades assistenciais ligadas ao paciente até a gerência de saúde, pensando não apenas em gerenciar com competências de liderança, mas também interar-se aos novos tempos e métodos, tornando-se audaciosa a partir de mecanismos como muita atenção e emoção, inteligência e auto-desenvolvimento para quebrar paradigmas de um perfil profissional. Este estudo buscou analisar as Competências de Liderança para a promoção da qualidade na assistência à saúde, a partir de Investigação Explicativa e Metanálise em um Centro de Terapia Intensiva de um hospital privado de grande porte, localizado na zona sul da cidade de São Paulo – SP, com 37 profissionais de saúde graduados e especializados.
Palavras – Chave: Liderança Compartilhada; Competências de Liderança; Qualidade

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho foge ao padrão de formatação demandado pelo CONVIBRA.O tema é interessante, mas com algumas inconsistências metodológicas, porém cabe continuidade e aprofundamento. Sugestão: transformar as tabelas em gráficos, favoreceria o entendimento e a comunicação. Pergunta: Poderiam comparar a utilização das Competências de Lideranças utilizadas neste trabalho com alguma outra aplicação, em outras instituições de saúde ou mesmo em outros setores da economia e da sociedade?

Foto do Usuário Bruna Nadaletti De Araujo 09-02-2021 09:50:35

Na atualidade o enfermeiro gestor precisa ter o seu olhar voltado constantemete para a qualidade dos serviços prestados pela sua equipe, sendo assim a temática do resumo é muito relevante e vem a contribuir para a evolução qualitativa da enfermagem.

Foto do Usuário Amanda Gleice Fernandes Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O presente resumo extendido, apresenta um formato mais para artigo completo. Possui muitos objetivos que acaba compromentendo a leitura dinâmica e prazerosa do resumo. Achei interessante a proposta, mas temo que a falta de padronização das ações de Enfermagem, por ser uma gestão compartilhada requer um modelo de gestão hospitalar compatível e sustentável. Nem todas as tomadas de decisões administrativas, devem ser compartilhadas, as decisões clínicas sim. Mas para isso requer uma gestão amadurecida para tal escolha. Eu questiono: Como esse trabalho contribuiu para a gestão local?!

Foto do Usuário Ana Karina Vasconcelos Alves 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, contribuições significativas para as atividade de liderança na atenção à saúde.

Foto do Usuário Ana Karina Vasconcelos Alves 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, contribuições significativas para as atividade de liderança na atenção à saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.