Principais causas de mortalidade geral em Cuiabá/MT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Acessos neste artigo: 288


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiza Maria Rabelo Silva , Gabriel Burin Arnaut , Keyza Vieira Branco

ABSTRACT
Resumo: A taxa de mortalidade está inversamente relacionada à esperança de vida ao nascer, Assim, o conhecimento da taxa de mortalidade de uma população é um importante indicador da sua expectativa de vida. Os países em desenvolvimento apresentam uma taxa de mortalidade mais elevada do que os países desenvolvidos (DATASUS). Assim, é imprescindível o reconhecimento das principais causas de mortalidade nos vários níveis do sistema de saúde. Desta forma, o presente estudo apresenta um consolidado temporal de mortalidade geral em Cuiabá na série histórica de 2010 a 2015. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, com coleta de dados efetuada na DATA-SUS, A análise de dados foi operacionalizada com recursos estatísticos simples. Resultados: As principais causas de óbito foram as óbitos por doenças do aparelho circulatório, correspondendo a 25,5%, sendo que  os negros somaram 65,48% destes óbitos,  as causas externas com 16,7%, as neoplasias com 16,3% e as doenças do aparelho respiratório com 11,3%. Os óbitos masculinos corresponderam a 59%. Com relação ao  óbitos por  causas externas 76,5% eram negros, coadunando com os resultados do estudo realizado por Souza (2006) que  argumenta que  indivíduos de cor/raça negra são mais vulneráveis às causas externas. As neoplasias  do aparelho geniturinário  assim se  revelaram:  entre os homens em 1º lugar estão as neoplasias malignas da próstata. Entre as mulheres estão as neoplasias malignas da mama. Em relação as  doenças do aparelho respiratório, concentrou-se entre os idosos acima de 80 anos, com 36,68%.
Conclusão: Os resultados obtidos permitiram identificaram o perfil de mortalidade geral no município de Cuiabá na série temporal eleita. Assim,  os resultados podem  contribuir com o planejamento estratégico para redução de óbitos evitáveis, implicando em políticas e ações pertinentes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paulo Henrique Viegas Martins 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é bem relevante. Sugiro continuar a pesquisa para publicação em uma revista.

Foto do Usuário Lara Mabelle Milfont Boeckmann 09-02-2021 09:50:35

Estudos sobre mortalidade são importantes e neste caso identificou as principais causas de mortalidade em Cuiabá, o que em termos práticos contribuíra para elaboração e implantação de ações efetivas de políticas públicas em saúde. Considero trabalho aprovado.

Foto do Usuário Andre Luiz De Souza Braga 09-02-2021 09:50:35

Dados macros,apresenta viés. Para uma melhor compreensão do perfil necessitaria de dados mais robustos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.