Compreensão dos Estudantes do Curso Superior de Enfermagem Sobre o Atendimento Pré-Hospitalar

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 274


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Paula Franco Pacheco

Certificado de participação:
Certificado de Micaella Teixeira Mendes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Micaella Teixeira Mendes , Alisson Santos Maciel , Ana Paula Franco Pacheco

ABSTRACT
Introdução: O enfermeiro é participante ativo da equipe de Atendimento Pré Hospitalar (APH) e assume, junto com a equipe, a responsabilidade pela assistência prestada às vítimas graves sob risco de morrer. A área de urgência e emergência tem uma enorme relevância no contexto de redução de morbimortalidade, mediante atendimento primário no local de
ocorrência por equipe multiprofissional, com enfoque na qualidade de assistência prestada pela equipe de enfermagem. Objetivo: avaliar a compreensão dos alunos de enfermagem sobre o seu papel no Atendimento Pré-Hospitalar. Métodos: Pesquisa descritiva, onde foi utilizada abordagem quantitativa, para responder a questão-problema desta pesquisa utilizando um questionário online. Resultados: A média de acertos de todas as questões aplicadas foi de 69,88%. Os entrevistados demonstraram ter uma certa limitação relacionada à compreensão dos temas no contexto específico. Discussão: Ter a compreensão sobre o atendimento de urgência e emergência é essencial tanto para a vida pessoal como profissional. Nem todos os acadêmicos compreendem o papel essencial do enfermeiro na assistência
envolvendo essa área de APH e urgências e emergências, mesmo os que estão encerrando seu ciclo acadêmico na faculdade.  Considerações finais: Os participantes não demonstraram compreensão de forma integral e significativa sobre o tema específico de APH e urgência e emergência, necessitando assim, de um maior preparo e esclarecimentos nesse contexto. Descritores: Enfermagem. Atendimento Pré-Hospitalar. Urgência. Emergência.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Déborah Sampaio Aragão Saldanha 09-02-2021 09:50:35

Parabéns. Trata-se de uma pesquisa bastante atualizada e de extrema importância, tendo em os vista formandos de Enfermagem necessitarem possuir uma visão global de conceitos e procedimentos, em diversos campos de atuação. Me identifiquei com o tema, por atuar na Regulação SAMU do Estado do RS.

Foto do Usuário Caroline Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Foi realizada uma revisão de literatura para averiguar se os dados desta pesquisa descritiva caminham de acordo com a literatura, ou se não há dados deste tipo na literatura? Como sugestão,indico apenas atentar-se para os critérios de submissão para artigo completo e resumo expandido. No caso, encontrei o trabalho na aba de resumo expandido, porém ele tem 9 paginas, quando o limite era 5.

Foto do Usuário Larissa Do Nascimento Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns! Ótimo trabalho, tema bastante importante, leitura leve e de fácil compreensão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.