DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS EQUIPES DE EMERGÊNCIA NO ATENDIMENTO À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 274


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Micael Hermes Soares Lopes , Andressa Rallia Aquino Soares

ABSTRACT
Resumo
A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é definida como a interrupção das atividades respiratória e circulatória efetivas. Constitui uma situação de emergência máxima, requerendo dos profissionais de saúde início imediato e intervenções eficazes, pois, é responsável por morbimortalidade elevada mesmo em situação de atendimento a contemplo. Quando a assistência ao paciente em PCR não ocorre com qualidade e precisão, pode ocorrer iatrogenias que são entendidas como eventos que geram algum tipo de prejuízo à saúde do paciente, podendo ser motivada ou não por falha humana. O objetivo desse artigo é descrever as dificuldades encontradas pelas equipes de emergência no atendimento de pacientes em parada cardiorrespiratória. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão literária da produção científica, onde foram analisados 08 publicações, cuja abordagem principal foi as dificuldades da equipe em prestar assistência na PCR, utilizando os DESC: Iatrogenia e Ressuscitação Cardiopulmonar, encontradas através da ferramenta Google acadêmico. Participaram da pesquisa trabalhos em português no recorte temporal de 2013 a 2016. Os resultados mostraram que o despreparo da equipe de emergência, a infraestrutura inadequada, a falta de protocolo e a falta de liderança são fatores que dificultam o atendimento de qualidade. Conclusão: É necessário que as instituições invistam em treinamentos e capacitações para os profissionais da emergência, fator esse que pode ser o diferencial no momento de salvar a vida do paciente.

Palavras-Chave: Iatrogenia. Ressuscitação Cardiopulmonar. Parada Cardiorrespiratória

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

muito bom o tema, trabalho bem escrito parabéns!!!!!!!

Foto do Usuário Giovana Puchalski Lopes 09-02-2021 09:50:35

Gostei do tema do trabalho e a leitura flui super bem. Acredito que poderiam ter utilizado referências mais atuais.

Foto do Usuário Anna Karolina Da Silva Pereira 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante e bem estruturado. A temática abordada contribui na identificação de fragilidades existentes nos serviços de saúde que, por sua vez, podem subsidiar o planejamento de medidas e ações adequadas, resultando em melhorias nos serviços e atendimento aos usuários.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.