A PRÁTICA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: ENTRE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de Alexya Grazielle Dorásio de Souza
Certificado de Maria Carolina Costa Rezende
Certificado de Juliane Oliveira Coelho
Certificado de Flávia Andrade Almeida

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Maria Carolina Costa Rezende , Flávia Andrade Almeida , Alexya Grazielle Dorásio De Souza , Ana Carolina Santana Jardim , Juliane Oliveira Coelho

ABSTRACT
O trabalho na Estratégia de Saúde da Família é marcado por uma extensão de competências tanto da equipe multiprofissional quanto dos enfermeiros, o modelo de atenção por seu formato diferenciado e concomitantemente desafiador, pode levar os trabalhadores a satisfação ou a insatisfação; tais fatores repercutem na saúde física e mental dos profissionais, na qualidade do serviço por ele ofertado e consequentemente no atendimento ao usuário. Através da revisão literária, ficou perceptível que a satisfação da equipe profissional é decorrente do trabalho em equipe, reconhecimento por parte dos usuários, liberdade de expressão e vínculo empregatício (concurso); logo, apesar de algumas diferenças, a satisfação do enfermeiro também é decorrente o trabalho em conjunto e a relação com os usuários/comunidades, ademais a identificação com a profissão, resolutividades e possibilidades ofertadas pelo trabalho foram mencionados. No que tange a de insatisfação da equipe multiprofissional, os principais fatores são decorrentes da gestão em saúde, categoria na qual encontra-se inserido: salário, infraestrutura, poucos recursos, sobrecarga de trabalho e condições trabalhistas na maioria dos quesitos que as regem; ainda, os profissionais vivenciam situações angustiantes que causam desgaste físico, mental e emocional, tendendo ao sofrimento moral e síndrome do esgotamento profissional. Tais achados corroboram com o que a literatura expõe em relação aos enfermeiros, que manifestam aspectos muito parecidos: insatisfação com a organização do trabalho no que tange ao salário, infraestrutura, sobrecarga e recursos humanos escassos, além do alto volume de demandas espontâneas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alba Carolina De Jesus Lisboa 09-02-2021 12:50:35

A revisão literária, só confirma o que vemos na pratica. Vale ressaltar ai importância da ESF na atenção primaria a saúde. E se os profissionais que nela atuam não se mostrarem saldáveis metal e fisicamente, ela não será eficaz. Dai a relevância de manter os profissionais de saúde em um ambiente saudável, em uma equipe cooperativa, materiais de boa qualidade e um salario e carga de trabalho satisfatórias. Tais estudos, deveria ser frequentemente apresentados, como forma de expor aos governantes a necessidade desse ramo da saúde, para que receba maiores investimentos. Visto que, é essencial para as praticas preventivas.

Foto do Usuário Maria Denise De Melo Machado 09-02-2021 12:50:35

Se faz necessário o levantamento de todos as dificuldades encontradas no trabalho cotiano dos profissioais da saúde. Sendo este trabalho de grande relevancia para se debater como melhorar o sistema e estrategias que podem ser repensadas.

Foto do Usuário Fernanda 09-02-2021 12:50:35

Pesquisa excelente, com bom embasamento. Mostrando a importância dos gestores elaborarem estratégias para satisfação do usuário.

Atenção para resumo. A revisão integrativa deve ser delineada em: tipo de estudo e as etapas percorridas (6), período de coleta de dados, limite temporal estabelecido para o estudo, idiomas, operadores booleanos, critérios de inclusão/exclusão, CONSORT, PRISMA, amostra e tratamento dos dados, e deve estar descrito a validação dos dados por dois pesquisadores; A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), abrange varias bases de dados, deve ser especificado quais as bases que compuseram a pesquisa em questão; O método necessita ser reestruturado;

O artigo apresenta uma contribuição relevante para o tema da satisfação e insatisfação dos profissionais, e está coerente com o objetivo proposto, fornecendo subsídio para o gestor local e profissionais da eSF (re) pensar o processo de trabalho e buscar alterativas conjuntamente para tornar o ambiente mais colaborativo e minimizar os impactos que geram insatisfação.

Alguns erros ortográficos, porém não prejudicam seu teor. Talvez a tabela ficasse mais rica apresentando objetivo e resultados dos artigos selecionados.

Foto do Usuário Lucilene Renó Ferreira 09-02-2021 12:50:35

Artigo com bom embasamento teórico, alinhado com o tema e objetivo de relevância para a prática dos Serviços da APS visto que a tecnologia leve apresenta grande potencial e relevância nas práticas de saúde com impacto nos resultados apresentados por essa dimensão de cuidado do SUS. Sugestão de detalhar o quadro dos artigos e destacar no título a referência sobre a perspectiva dos trabalhadores.

Foto do Usuário Regina Flavia Praxedes Rodrigues 09-02-2021 12:50:35

O tema é bastante relevante, contribui para reflexões e aperfeiçoamento dos serviços.

O tema é relevante, abordando a saúde do trabalhador na medida em que busca trazer um panorama em relação às satisfação dos trabalhadores da saúde para com o trabalho, o que pode afetar a saúde dos mesmos. No entanto, necessita de alguns ajustes: No resumo, é importante deixar claro ao leitor, o objetivo do estudo e método adotados. Na metodologia, senti falta de uma descrição em relação a quais filtros foram selecionados na BVS, quando 6325 artigos foram excluídos. Nos resultados, falta um título na tabela 1 e a mesma está entrecortada em duas páginas. Na tabela também não é perceptível a que categoria pertence cada artigo. Na discussão, é importante trazer outros autores para trabalhar o material analisado, além daqueles apresentados na introdução do texto. Por fim, sugiro especificar melhor os principais achados do estudo: os fatores de satisfação e insatisfação da equipe multiprofissional, como proposto no objetivo do estudo.

Foto do Usuário Adriana Da Silva Baltar Maia Lins 09-02-2021 12:50:35

O trabalho foi excelente na abordagem principalmente de fatores que geram satisfação e insatisfação no contexto da Atenção Primária. Verificar também as questões da síndrome de bournout traz uma visão da saúde do trabalhador e sua importância para o desenvolvimento de uma boa assistência.

Foto do Usuário Ana Luiza Ramos Wellen 09-02-2021 12:50:35

O artigo está excelente, atendendo todos os requisitos de um trabalho científico. Apresenta embasamento relevante enfatizando a importância da gestão em saúde a partir da satisfação/insatisfação do profissional de saúde/cliente.

Foto do Usuário Fernanda Esmério Pimentel 09-02-2021 12:50:35

O tema abordado no estudo é de grande relevância, pois sabe-s3 que cada vez mais a atenção básica vem sendo sucateada e os resultados da falta de planejamento e orçamento financeiro não poderiam influenciar de forma diferente na percepção dos trabalhadores deste nível de atenção em saúde.

Foto do Usuário Rodrigo Cardoso Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Importante tema sendo trabalhado, trazendo a ESF para o centro da discussão, especialmente nesse momento de pandemia.

Foto do Usuário Liliane Belz Dos Reis 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante. É necessário fazer uma revisão ortográfica. O número máximo de pessoas atendidas pelo equipe de Estratégia da família está equivocado. A metodologia precisa ser melhor delineada e descrita.

Foto do Usuário Juliana Ribeiro Manhães 09-02-2021 12:50:35

Artigo possui tema relevante para o trabalho em equipe. Objetivo claro e o método adequado pra alcançá-lo. Resultado e discussões coerentes ao objetivo. Sou de parecer favorável para a apresentação no evento.

Foto do Usuário Rita Batista Santos Emailcelular 09-02-2021 12:50:35

A satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais da saúde na estratégia saúde da família no manuscrito aborda a complexidade da prática do enfermeiro na atenção primária à saúde ressaltando a valorização do profissional da saúde na sociedade brasileira em particular da enfermagem e o cuidado na saúde da família. O tema remete ao prazer e sofrimento dos profissionais da estratégia de sáude da família com desdobramentos danosos e benéficos para a saúde. O resumo é informativo. Na metodologia é importante ressaltar que há necessidade de melhor delineamento do estudo de revisão integrativa conforme recomenda a literatura sobre o tema, observando o rigor de suas etapas. Há necessidade de listar descritores e boleados utilizados e as combinações para as respectivas bases de dados. Estas inconsistências comprometem os capítulos de resultados e discussão.