Análise de Agrupamentos como Ferramenta de Inovação em Gestão da Saúde: Consumo de Álcool dos Discentes do IFBA/Campus Salvador

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Inovações em Gestão da Saúde

Acessos neste artigo: 292


Certificado de publicação:
Certificado de Jowaner De Oliveira Araujo
Certificado de Antônio Clodoaldo de Almeida Neto
Certificado de Maria Aparecida Da Silva Modesto
Certificado de Maria Teresinha Tamanini Andrade

Certificado de participação:
Certificado de Antônio Clodoaldo de Almeida Neto
Certificado de Jowaner De Oliveira Araujo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jowaner De Oliveira Araujo , Maria Aparecida Da Silva Modesto , José Lamartine De Andrade Lima Neto , Rivailda Silveira Nunes De Argollo , Antônio Clodoaldo De Almeida Neto , Maria Teresinha Tamanini Andrade

ABSTRACT
O consumo de álcool é um problema complexo em vários países, sendo uma grave e crescente temática de saúde pública; no Brasil, esse aumento tem sido considerável, inclusive no ambiente educacional. Pesquisas apontam que, em 2006, 13% da população com menos de 15 anos tinham experimentado bebidas alcoólicas; em 2012, esse número passou para 22%. Gerenciar essa preocupante e ascendente tendência, no âmbito institucional, deve ser uma das prioridades dos gestores de saúde, públicos e privados, fazendo uso de informações relevantes. Resultados iniciais sobre o consumo de álcool no Instituto Federal da Bahia foram apresentados em eventos de pesquisa em 2018, com dados obtidos a partir da aplicação do questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), utilizado como referência para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool, ao evidenciar o correspondente grau de consumo pelo indivíduo, bem como desordens associadas e possível dependência. O presente trabalho utilizou a Análise de Agrupamentos para tratamento da informação e geração de conhecimento visando a assertividade da gestão, a partir de um extrato do banco de dados original, composto por uma amostra de 256 estudantes do IFBA/Campus Salvador. Objetivou verificar a associação entre o consumo de álcool e nove variáveis sociais demográficas, para identificar o segmento de consumo mais crítico, nesse universo, possibilitando ações gerenciais, inovadoras e mais efetivas, no tratamento desta complexa e preocupante questão. A análise de agrupamentos em conjunto com o teste de independência do consumo de álcool no ambiente educacional são ferramentas disponíveis a serem utilizadas como inovações na gestão da saúde. 

Palavras-chaves: Análise de Agrupamentos; Inovação em Gestão da Saúde; Consumo de Álcool.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tâmara Kênya Miranda Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo está perfeito. A questão de abordar o álcool na vida dos estudantes é muito atual, as pesquisas, as ações de solução( ajudar) para não criar uma dependência, e quais os fatores de o porque isso é ocorre, foi muito bem apresentado. Parabéns ao grupo.

Foto do Usuário João Aurélio Campostrini 09-02-2021 09:50:35

Excelente temática a ser discutida, assunto completamente relevante e cada vez mais frequente na sociedade atual.

Foto do Usuário Hermes Oliveira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelos trabalho, mas ainda precisar melhorar aspectos textuais e de estética. O resumo e muito grande e confuso, explicando pouco a proposta da pesquisa, o enquadramento metodológico, e os principais resultados. As tabelas e quadros estão muito despadronizados, não permitindo uma boa identificação da importâncias dos números. O titulo também não esta adequado. A conclusão fez uso de citações que não é o recomendado academicamente. Não sabendo a formação e intitulação de autores, até por que também não foi informada, sugiro procurar a coorientação de um professor em metodologia de pesquisa. No mais parabéns, e continue na produção do conhecimento!

Foto do Usuário John Wesley Nascimento Veloso 09-02-2021 09:50:35

Tema abordado de maneira clara e concisa. Essa questão de abordar o álcool foi muito assertivo. Sugiro rever organização metodollógica.

Temática importe e atual, mas a estrutura do artigo poderia permitir uma leitura mais fluída. Uma pergunta: qual a formação acadêmica dos autores da pesquisa?

Foto do Usuário Fernanda Aldrigues Crispim Silva 09-02-2021 09:50:35

Favorece conhecimento e a tomadas de decisões com menos risco, maior assertividade e geração de valor para todas as partes interessadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.