DISTRITO SANITÁRIO DE SAÚDE: GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Acessos neste artigo: 278


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabíola Moreira Casimiro De Oliveira , Ronald Pereira Cavalcanti , Ana Eloísa Cruz De Oliveira

ABSTRACT
Objetivo: apresentar a experiência na gestão da Atenção Primária em Saúde e descrever estratégias de mudança para um maior acompanhamento das Equipes de Saúde da Família. Método: Trata-se de um estudo descritivo, na forma de relato de experiência, da direção distrital em João Pessoa, Paraíba. Resultados: a visita de gestão promove mais agilidade administrativa; a comunicação se dá em tempo real por grupos de e-mail, WhatsApp; reuniões internas promovem integração; aproximação com as equipes consiste na participação da equipe distrital às reuniões das unidades; a Educação Permanente estimula melhor desempenho do trabalhador; reorganizada assistência farmacêutica, ao Distrito é conferido papel administrativo; fluxo da Ouvidoria a tornou mais ágil; manutenção preventiva tem efeito positivo; a visita técnica orienta in loco; a reunião matricial participativa vislumbra multiplicadores e os profissionais do Núcleo de Apoio desenvolvem melhor seu papel. Conclusão: as diferentes estratégias trouxeram avanços para gestão da Atenção Primária no tocante ao monitoramento do processo de trabalho das equipes.
Descritores: Gestão; Distrito Sanitário; Fluxo de Trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Temática muito importante para discussão, contudo o artigo possui muitos parágrafos sem referências.

Foto do Usuário Shirley Pereira De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Relato de experiência bem apresentado. Tem alguns erros gramaticais, sugiro revisão. Sugiro verificar descritores no DeCS, selecionando os descritores e não sinônimos. Considerações finais faltou as limitações do estudo. Pergunta do avaliador: Quais foram os desafios enfrentados durante a mudança na forma de organização distrital, no monitoramento e acompanhamento das ESF? Quais dificuldades enfrentadas junto aos trabalhadores das equipes, referências técnicas distritais durante o processo de mudança?

As dimensões gerencial, organizativa e técnico-assistencial ou operativa, são elementos importantes para o bom funcionamento dos serviços de saúde, desta foram, poderia ter sido melhor explorado cada um deles. Em se tratando de relato de experiência, seria importante como se chegou nas propostas para mudança do processo de trabalho, foi uma construção conjunta? Os pontos facilitadores e dificultadores também iriam contribuir e enriquecer o artigo.

Foto do Usuário Ruth Alves Garcia 09-02-2021 09:50:35

O trabalho demonstra com clareza como a a interlocução entre a gestão e os trabalhadores de saúde foi importante para a reorganização do processo de trabalho. Pergunta: Houve participação dos usuários dos serviços neste processo? Se sim, qual e como se deu essa participação? Sugiro ainda incluir resultados de pesquisas de satisfação realizadas junto aos trabalhadores e usuários, para melhor avaliação do processo de trabalho da gestão e demais serviços.

Foto do Usuário Ana Luisa Almeida Melo 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pela escolha do tema. Estudar, discutir e gerar conhecimento sobre o tema de gestão na saúde é imperioso para a qualificação das práticas em saúde com vista a efetividade do SUS. A modalidade de relato de experiência traz uma variedade de contribuições para que outros gestores e profissionais possam rever suas práticas e aprender com a experiência do outro.

No resumo: sugiro no objetivo apenas apresentar: “relatar experiência na gestão...” Percebe-se um copiar e colar da tradução para a língua inglesa, promovendo erros gramaticais. Os descritores não estão de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde, utilizando de termos alternativos. Na metodologia, apresentar o distrito sanitário, as etapas dos trabalhos desenvolvidos de forma sucinta, pois muito do que se apresenta nos resultados e discussão poderia estar presentes na metodologia. Pouca discussão com a literatura (autores) para fundamentar os resultados. Alguns parágrafos não estão referenciados.

Foto do Usuário André Ribeiro De Castro Júnior 09-02-2021 09:50:35

No todo, o trabalho apresenta elementos importantes para repensar a prática nos serviços de saúde, sobretudo pelo olhar da gestão que apresenta um bom envolvimento no trabalho. Dicas: INTROCUÇÃO: Trazer referências mais atuais, há muito sobre a atenção básica e a gestão. Apresentar ainda o conceito entendido por processo de trabalho. METODOLOGIA: Necessita de mais elementos descritivos sobre o trabalho, recorte temporal descrito, no texto fala-se de 8 anos, mas de quando a quando? Descrever as atividades e as ferramentas tecnológicas utilizadas, descrever o que foi utilizado pela gestão nos encontros, sobretudo as mídias digitais, deixar claro como se estruturou cada encontro, e quem participava destes. Descrever o território abrangido. Recolocar informações dos resultados para a metodologia onde descrevem as unidades, territórios, profissionais e serviços, estas devem ser prontamente presentadas na metodologia. RESULTADOS: Os resultados carecem de maior contextualização junto a literatura para contrastar ou contestar o que se foi dito na vivência. Em critério de organização, poderia ser dividido em algumas categorias e/ou tópicos para maior visualização, assim como melhor divisão das categorias temáticas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.