O músico na polícia militar: uma questão social

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 337


Certificado de publicação:
Certificado de Ivaldir do Espírito Santo
Certificado de Vera Lúcia Da Conceição Neto

Certificado de participação:
Certificado de Ivaldir do Espírito Santo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vera Lúcia Da Conceição Neto , Ivaldir Do Espírito Santo

ABSTRACT
Este trabalho analisou os impactos da possível extinção do quadro de músico na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para o profissional e para a sociedade no tocante aos projetos sociais mantidos pela banda da PMPE. A banda de música da PMPE toca nos cerimoniais da corporação, apresenta-se ao público em todo o Estado e mantém alguns projetos sociais em comunidades carentes, que para esse trabalho acontecer, o músico precisa de suportes da instituição, tais como: a efetividade do cargo de músico na corporação, concurso urgente, estruturas físicas como salas adequadas para ensaios e instrumental de qualidade. Os projetos sociais mantidos pela banda tornaram-se um alívio para as comunidades, por manterem as crianças e os adolescentes afastados da criminalidade, uma vez que os integrantes da banda da PMPE ministram aulas de música e transmitem os valores de cidadania, gerando resultados consistentes em parceria com os pais e responsáveis por manterem a regularidade dos alunos nas aulas. A pesquisa foi qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com dez responsáveis pelos alunos pertencentes a duas comunidades e cinco militares músicos. Utilizou-se a análise de conteúdo para as informações colhidas. Os resultados demonstraram que a banda possui o caráter de profissionalização para as crianças e adolescentes em situação de risco. O policial militar músico é o elo para que essa profissionalização aconteça e sedimente o papel do Estado em levar a sua função social para as comunidades carentes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Tadeu Lima 09-02-2021 09:50:35

Apenas sugestão: Este trabalho analisou os Resultados ( retirar - impactos) da possível extinção do quadro de músico na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE)

Foto do Usuário Yuri Fernandes Da Cruz 09-02-2021 09:50:35

Tema extremamente relevante, os autores demonstram a importância social do músico da PMPE.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.