Jeitinho Brasileiro ante as Perspectivas do Estrangeiro e do Brasileiro

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 257


Certificado de publicação:
Certificado de Rivanildo Valerino De Santana Junior

Certificado de participação:
Certificado de Rivanildo Valerino De Santana Junior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rivanildo Valerino De Santana Junior , Ione Ferreira Guimaraes

ABSTRACT
O brasileiro possui um jeito de encarar o cotidiano por meio de práticas que são tidas como naturais pela sociedade. O estrangeiro atribui sentido basicamente negativo às práticas identificadas como jeitinho por elas estarem intrinsecamente relacionadas às práticas de corrupção. Os brasileiros – apesar de identificarem um lado negativo muito próximo da corrupção; acreditam que o jeitinho brasileiro possui outra interpretação possível, de cunho
positivo. Estudos contemporâneos demonstram preocupação com aspectos do jeitinho e sua repercussão no contexto organizacional. O estudo segue a proposta de um ensaio teórico com base em estudos anteriores. A questão central do estudo se refere à identificação de quem sabe sobre jeitinho brasileiro, o brasileiro ou o estrangeiro. Para responder a essa questão foram
levantados estudos sobre o tema entre os anos de 2015 e 2019, sendo possível ampliar a compreensão desse fenômeno, como ele vem sendo debatido na literatura acadêmica atual e a sua repercussão na sociedade. Por fim, o estudo conclui que tanto a abordagem do estrangeiro como a dos brasileiros são complementares e fundamentais para uma melhor compreensão do fenômeno por trazerem à tona uma manifestação cultural ímpar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Cesar Pereira De Santana 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo. O estudo faz uma abordagem sobre um tema de raízes históricas e que se mantém atual. Trabalho muito bem referenciado e que teve seus objetivos alcançados. Destaque para a provocação final na conclusão que coloca o leitor a fazer uma reflexão. Como sugestão, aconselharia os autores a rever a seção resumo, evitando a inserção de citações. O texto fala sobre a percepção da sociedade em relação à prática do jeitinho, colocando-o em um meio termo entre corrupção e favor. Nesse sentido, eu pergunto: como se daria essa legitimação da sociedade ao ''jeitinho''? fatores éticos, sociais, culturais, educacionais exerceriam influência sobre essa legitimação?

Foto do Usuário Ana Micheline De Sousa Silva 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema. Pertinente estudo, que de forma contumaz, favorecerá à coletividade. Muito bem fundamentado e argumentado. Parabéns! Sugestão: Continuar explorando o assunto, de forma a promover uma gestão pública mais justa. Pergunta: Qual ''jeitinho brasileiro'' os autores identificaram como o maior desafio à gestão pública?

Foto do Usuário Poliana Karla Pedro De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Texto bastante atual por apontar a história da arte sobre o jeitinho brasileiro. Essa prática desde a época da colonização brasileira se perpetua na contemporaneidade. Isto ficou bem evidenciado pelo levantamento bibliográfico, realizado pelos autores, dos últimos 5 anos. Uma discussão bem interessante e atual e que certamente renderá bons e espirituosos debates.

Foto do Usuário Isabel Teófilo 09-02-2021 09:50:35

Artigo apresentou temática atualizada e relevante, com a utilização de metodologia coerente com os propósitos do trabalho. Resultados alinhados com os objetivos satisfatórios. Existe proposta de pesquisas futuras? A presente pesquisa contribuiu para o seu crescimento profissional?

Foto do Usuário Matheus Pissutti 09-02-2021 09:50:35

Artigo explorado de forma satisfatória, estruturado, objetivo, e com uma boa fundamentação teórica, abordando está pratica que está sempre presente no nosso contexto brasileiro. Deixo somente como sugestão, nas considerações finais, a inserção de implicações e sugestões para pesquisa futuras, e também a exclusão das citações no resumo da pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.