SONO E PRODUTIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO SELF EMPREENDEDOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 251


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Italo Sauerwein Guglielmi , Adrianne Garcia

ABSTRACT
RESUMO
Um ambiente 24/7, “iluminado e sem sombras”, nas palavras de Crary (2014), é o sonho capitalista, uma vez que o sistema imparável e implacável necessita cada vez de mais força de trabalho. Este ensaio tem como objetivo discutir acerca do sono como barreira para a produtividade do self empreendedor no sistema neoliberal.
Palavras-chave: sono; produtividade; self empreendedor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Emília Lopes Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Achei o texto muito bem construído. Boa introdução, mostrando que realmente se pesquisou sobre o tema. Discussão bem feita, fundamentada em vários pesquisadores e mostrando a realidade do “homo economicus” e o porquê desse empreendedorismo na contemporaneidade influenciada pela mídia, mas sem a proteção do Estado. Há uma boa inserção do tema e o objetivo foi bem delimitado e atingido. Gostei da relação do consumo lifestyle das mídias sociais com a intenção dos indivíduos não pararem e se privarem do sono. Como sugestão para futuras pesquisas, talvez possam ser aplicados questionários com os self empreendedores para saber se para eles há uma relação verdadeira entre a produtividade exigida 24/7 criada por essa “persona” e a privatização do sono. Quanto a formatação sugiro o texto ser justificado. Quanto ao questionamento: o sistema privilegia o sucesso mas o esse, dentro das empresas, privaria mais ou menos que o self empreendedor?

Foto do Usuário Marcelo Alves Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Em um mundo em constantes mudanças, perda de tempo com transporte, capacitações exigidas, vida social, como fazer para manter a produção no trabalho em meio ao cansaço natural?

O texto é de fácil leitura e está bem estruturado. Importante notar entretanto, que o trabalho não obedece ao criterio mínimo de paginas exigidos pelo evento para submissão de trabalhos. O referencial teórico está bem delineado. Atentar para falta de citação em alguns parágrafos. O objetivo foi delimitado. Senti falta de uma explicação sobre a metodologia e como se chegou às conclusões apresentadas. questão que se apresenta: em que medida os empreendedores alcançam mais ou menos sucesso, quando confrontado com a carga horaria de trabalho

Foto do Usuário Eduardo Soares Jangutta 09-02-2021 09:50:35

Gostei bastante do artigo, acho pertinente refletirmos sobre o empreendedorismo numa perspectiva que traga a tona os problemas relacionados a realidade que nos encontramos. Gostaria de saber se na perspectiva dos autores existe possibilidade de emancipação no empreendedorismo?

Foto do Usuário Mariane Flávia Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O texto é bom e de fácil compreensão. Uma dica seria se atentar à formatação, para que o modelo se enquadre às exigências.

Foto do Usuário Neidiana Da Silva Machado 09-02-2021 09:50:35

O texto é claro e de fácil entendimento embora não tenha informado a metodologia aplicada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.