MARKETING DE RELACIONAMENTO E A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO SETOR DE SERVIÇOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 230


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carla Isabella De Medeiros Pereira , Danielle Fernandes Rodrigues

ABSTRACT
Diante de um cenário mercadológico concorrido com a necessidade de reter e fidelizar clientes, as empresas buscam se destacar através de algum diferencial, e o marketing de relacionamento vem como uma ferramenta chave frente à concorrência. O objetivo deste artigo foi de analisar os fatores que interferem na fidelização de clientes em uma empresa prestadora de serviços de internet. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionário, com abordagem mista. Os dados apresentados pelos sujeitos entrevistados revelaram a existência do marketing de relacionamento no campo de estudo, onde alguns fatores levantados a respeito do assunto abordado apresentaram-se como motivos de sua permanência na empresa, em contrapartida, esta ferramenta vem sendo utilizada de maneira ineficaz pela empresa, causando a insatisfação e consequentemente atingindo a fidelização dos clientes. Deste modo, através da pesquisa realizada foi possível observar que o marketing de relacionamento quando aplicado de forma coerente é uma ferramenta que contribui para a fidelização de clientes numa organização.
Palavras-chave: Fidelização. Satisfação. Marketing de relacionamento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eric Cohen 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante que versa sobre um tema sempre atual e relevante. Sugestão: identificar algum outro trabalho empírico, talvez inclusive de autores estrangeiros, com um questionário já testado e validado, para avançar com novos conceitos e aplicação neste campo de conhecimento.

Foto do Usuário Aryane Kautnick 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem desenvolvido, parabéns às autoras!

Parabéns pelo artigo! Tema relevante e com bastante contribuição para consultores e gerentes de pequenas e médias empresas.

Foto do Usuário Victor Hugo De Araújo Cavalcante 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, muito bem escrito e com grandes contribuições para o Marketing. Parabéns! Sugiro publicação.

Foto do Usuário Fernando Costa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito e bem desenvolvido. Obedece as normas. Sugiro publicação em revista. Parabéns!

Foto do Usuário Maria Ivete Da Silva Neta 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem completo. Excelente texto. Parabéns! Excelente!!! Pretendem publicar em revista? Pergunto, pois sugiro publicação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.