A evidenciação do ativo imobilizado das empresas listadas nos segmentos de mercado Bovespa Mais e Bovespa Mais 2.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 265


Certificado de publicação:
Certificado de Agnello Rufino Da Silva Junior
Certificado de Agnello Rufino Da Silva Junior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Agnello Rufino Da Silva Junior , José Gumercindo Dos Santos Pinho , Rubens Carlos Rodrigues

ABSTRACT
Este estudo teve por objetivo verificar a conformidade das notas explicativas, sobre o ativo imobilizado, das empresas pertencentes aos segmentos Bovespa Mais e Bovespa Mais 2. Utilizou-se como parâmetro os itens de divulgação obrigatória do CPC 27.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e documental, com dados secundários, coletados no site da BM&FBOVESPA, e análise de conteúdo. Os resultados inferem que as empresas mensuram seus ativos imobilizados pelo custo histórico e utilizam o método linear no cálculo da depreciação, algumas empresas têm boas frequências de evidenciação enquanto outras deixam de divulgar dados importantes. Pelo estudo sugere-se que as empresas ainda estão se adequando à normatização vigente no tocante aos ativos imobilizados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns aos autores! O trabalho apresenta uma temática atual e relevante. Algumas limitações podem ser apontadas, razão de reflexão para eventuais melhorias, especialmente no que diz respeito a justificativa e contribuição do estudo, em que precisam estar mais amarradas. Explorar mais os resultados. Deixar claro o percurso metodológico.

Foto do Usuário Gildo Rodrigues Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Apenas algumas limitações no estudo, que os autores poderiam incrementar, principalmente na justificativa teórica e prática e na contribuição do estudo.

Foto do Usuário Danilo Rodrigues Guedes 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante e em sintonia com a atualidade, dado que em recente levantamento realizado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) foi constatado que, mesmo na crise, a B3 continua atraindo investidores. Desse modo, a informação contábil com qualidade facilita o acesso às informações que fundamentam a tomada de decisão nos investimentos em empresas listadas na bolsa.

Foto do Usuário Laysa Caviquioli 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores. A temática é relevante e de suma importância na tomada de decisões. Explorar mais os resultados obtidos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.