Análise sobre os Processos de Orientação Profissional nas Organizações

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 299


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patricia Viveiros De Castro Krakauer, Dsc. , Marcello Vinicius Doria Calvosa, Dsc. , Roberta Sodre Costa Leite, Msc.

ABSTRACT
O objetivo do trabalho foi investigar os tipos de orientação profissional disponíveis para a aplicação no ambiente organizacional, por meio de uma pesquisa bibliométrica preliminar nos principais periódicos internacionais sobre Orientação Profissional, seguida de uma pesquisa bibliográfica que selecionou a abordagem do tema de forma clássica e contemporânea. Posteriormente, investigou-se um novo fenômeno de orientação profissional contemporânea, por meio de uma pesquisa qualitativa e entrevistas direcionadas a esses orientadores profissionais. A questão de pesquisa tratada no trabalho foi: - que tipos de orientações profissionais clássicas e contemporâneas estão disponíveis para a aplicação no ambiente organizacional, quais as suas características e em que casos elas são indicadas? Para isso, uma pesquisa qualitativa foi realizada, na qual foram entrevistados, por meio de entrevistas semiestruturadas com dois grupos pertencentes às classes de orientações profissional: 12 mentores e outro formado por 12 mentorados. A principal conclusão foi que no tipo de processo de orientação profissional contemporânea analisada de forma empírica, a organização de fomento pesquisada deverá rever os padrões de tempo estabelecido como ideal para o processo e não se tem traços dos três processos de orientação clássicos organizacionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniel Hank Miri 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela escolha do tema e o referencial teórico construído. A análise e descrição dos resultados poderiam ser ampliados para proporcionar ao leitor a devida percepção dos entrevistados sobre os tipos de orientação profissional. Pela quantidade de entrevistas realizadas, a apresentação e discussão dos resultados foram limitados. Os roteiros de entrevistas foram adaptados de quais estudos? isso não foi destacado no método.

Foto do Usuário Paulo Pinto Da Costa Da Luz 09-02-2021 09:50:35

Coaching, o Mentoring e o Counseling, estão disponibilizados em larga escala na literatura e o grupo, soube explorar, dimensionar suas conceituações, diferenças e divergências.Parabéns! Para mim não ficou claro porque não se pesquisou ou mesmo entrevistou um Coaching, ou mesmo abordou o tema nos resultados? As semelhanças, sabemos ser mensuráveis, mas no entanto, na área de esportes essa função tem destaque exemplar. Outro ponto importante, é de que a Psicologia, parece não estar fazendo diferenças nessas atuações, o que acho seria interessante investigar?

Foto do Usuário Débora Scardine Da Silva Pistori 09-02-2021 09:50:35

O tema é pertinente por ser atual e dinâmico - em constante mudança. Os principais meios de orientação foram bem apresentados e a pesquisa de campo reforça o objetivo do artigo. Houve coerência e bom senso.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.