FRANQUIAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO: estudo em um shopping center brasileiro

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 324


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernando Costa , Danielle Fernandes Rodrigues , Gabrielle Fernandes Rodrigues

ABSTRACT
Este artigo descreve pesquisa realizada sobre franquias em um shopping center brasileiro e analisou os fatores limitantes estipulados pelos franqueadores na visão dos franqueados, e sua ligação com a satisfação na comunicação e relação entre franqueador-franqueado. O principal objetivo da pesquisa foi avaliar os fatores limitantes estipulados pelos franqueadores para com os franqueados do segmento alimentício em um shopping de João Pessoa-PB. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva com aplicação de questionários com todas as franquias de alimentação presentes em um dos shoppings da capital paraibana. Esta análise foi de caráter quantitativo e qualitativo, feita através da aplicação de um questionário, com amostra de 8 empresas de franquias de alimentação, no qual chegou-se aos resultados apresentados neste artigo. Por meio da realização da pesquisa foi possível obter o tempo de atuação das franquias, os pontos negativos citados por cada uma delas de forma genérica, e a comunicação entre franqueador-franqueado. Através do estudo realizado percebeu-se que metade das franquias está atuando no shopping há até 3 anos, ou seja, franquias novas atuantes no mercado, que estão tentando ganhar seu espaço. Quando questionados sobre os pontos negativos, metade dos entrevistados respondeu que não possui e que a relação franqueador-franqueado é boa. Entretanto, ainda assim, existe uma necessidade evidente de uma aproximação ou contato maior do franqueador para com o franqueado, para melhorar a comunicação das organizações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Georgia Patrícia Da Silva Ferko 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é interessante. Contudo não se achou elementos para que o trabalho se caracterizasse como quantitativo.

Foto do Usuário Aquiles Alencar De Medeiros 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema relevante e atual. O texto é claro e considero como uma pesquisa de contribuição para o setor de franquias.

Foto do Usuário Victor Hugo De Araújo Cavalcante 09-02-2021 09:50:35

Temática interessante, atual e possui boas contribuições para a área de Franquias.

Foto do Usuário Danielle Fernandes Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito e bem desenvolvido. Pertinente para quem estuda sobre Franquias e para quem trabalha com esse segmento de atuação. Sugiro publicação.

Artigo bem desenvolvido, responde aos objetivos propostos e segue as normas. Parabéns! Sugiro publicação.

Foto do Usuário Djang Silva Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem completo. Método muito bem desenvolvido e apresentado em detalhes. Excelente texto. Parabéns! Sugiro publicação em revista.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.