Mentoria Spot em Iniciativas Empreendedoras: uma opção de Orientação Profissional para Empreendedores Iniciantes

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 269


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcello Vinicius Doria Calvosa, Dsc. , Roberta Sodre Costa Leite, Msc. , Patricia Viveiros De Castro Krakauer, Dsc.

ABSTRACT
O objetivo foi definir mentoria spot e investiga-la em iniciativas empreendedoras, envolvendo o mentor/mentorado. A mentoria pode ser usada como um recurso estratégico e eficaz em programas de apoio ao empreendedor, mas ainda há indefinições em alguns dos seus aspectos quando aplicada à realidade de processos de orientação formais. Principalmente, na conceituação da atividade e sua operacionalização, tanto para quem aplica esse tipo de mentoria, quanto que o recebe. A Mentoria Spot, apesar de não ter grande difusão nos meios acadêmicos e científicos, pode ser uma contribuição para essa lacuna. Por isso, a seguinte questão de pesquisa foi adotada: - o que é a mentoria spot e como pode ser aplicada no universo das startups? A pesquisa teve natureza qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com mentores e mentorados, a partir de critérios pré-estabelecidos e seus dados foram tratados por meio da técnica Análise de Conteúdo. As principais contribuições da pesquisa foram: (i) teórica: a introdução de um conceito formal de Mentoria Spot; (ii) prática: a divulgação e formalização do processo, ofertando identidade, definição, característica e processos próprios, ocupando uma rotina e fluxo específicos de operacionalização de tal processo de orientação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandre Hashimoto 09-02-2021 09:50:35

O artigo, embora bastante sucinto, apresenta muito bem um conceito que é de extrema relevância atualmente na jornada de todo e qualquer empreendedor, que é a Mentoria, aqui salientada a mentoria mais focada em necessidades pontuais dos empreendedores de startups, a Mentoria Spot, que proporciona valiosa troca de conhecimento com profissionais mais experientes, que podem reduzir vertiginosamente a chance de erro.

Foto do Usuário Miguel Rivera Peres Junior 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante; artigo bem escrito (apesar de conter alguns erros); apresenta poucos resultados. Questão: qual a principal diferença entre a spot mentoring e a mentoria tradicional?

Foto do Usuário Fernanda Sabrina Finardi 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito e estruturado, e representa um tema atual e relevante que merece ser difundido. Não possuo conhecimento aprofundado na área e gostaria de saber quais as motivações do mentor (de maneira generalizada) para transmitir sua experiência. Seria uma forma de trainee para criar a possibilidade de futuras contratações?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.