Administração pública na saúde: os desafios de gestão nos serviços da Atenção Primária

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Ana Paula De Lima Bezerra , Kátia Ferreira Costa Campos , Vanessa De Almeida Guerra

ABSTRACT
No âmbito do Sistema Único de Saúde, a Rede de Atenção à Saúde é composta de três níveis de complexidade: Atenção primária, Atenção secundária ou ambulatorial e Atenção terciária ou média e alta complexidade. Dado que a Atenção Primária é o elemento principal da rede na condução de fluxo de atendimentos, é importante refletir sobre a tomada de decisão nesse ponto da rede. Desse modo, é preciso boas práticas na gestão pública em saúde para os serviço da Atenção Primária que são fundamentais para atender necessidades de saúde da população. Entretanto, verifica se que falhas gerenciais são desafios constantes na APS e impactam na prestação de serviço ao paciente. Por isso, o objetivo do presente trabalho é apresentar por meio de uma revisão sistemática de literatura quais os desafios estão presentes na gestão da Atenção primária à Saúde. Espera- se com esse trabalho, possibilitar uma reflexão em torno da importância da  boa administração no campo da saúde.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Ricardo Tadeu Soares Santos 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante e que contribui para a discussão no atual momento de pandemia.

Foto do Usuário Ricardo Tadeu Soares Santos 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante e que contribui para a discussão no atual momento de pandemia.

Foto do Usuário Lucas Bastos Brito 09-02-2021 12:50:35

O referido estudo apresenta reflexões relevantes e pertinentes a temática apresentada. O artigo além de mostrar diversos problemas enfrentados no serviço da atenção primária, destacou também a importância da administração dos serviços de saúde públicos.

Foto do Usuário Mayza Nazareth Silva De Andrade 09-02-2021 12:50:35

O estudo é relevante e atual, além de apontar vários problemas enfrentados no serviço da atenção primária, destaca também a relevância da administração para o bom funcionamento dos serviços de saúde. Minhas considerações são referente a formação do trabalho. Além disso, o estudo apresentado está bem detalhado, entretanto a introdução e a conclusão estão apresentados de forma superficial. Dentre todos os desafios enfrentados pelo administrador da saúde que atua frente ao gerenciamento dos serviços assistenciais da Atenção Primárias apontadas no estudo, qual mais lhes chamou atenção?

Foto do Usuário Gabrielle Fontes Mau 09-02-2021 12:50:35

A proposta do artigo é muito boa e apresenta um tema relevante para a área. Necessita maior aprofundamento na introdução. Na metodologia, a pergunta é: por que os autores optaram pela busca em somente uma fonte - Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)? Existem outras fontes de artigos e publicações que poderiam enriquecer o conteúdo e resultados do artigo, mais recentes inclusive. Há espaço para considerações finais mais aprofundadas.

Foto do Usuário Dalciomar Pimentel Borba 09-02-2021 12:50:35

Tema extremamente relevante e atual, onde a saúde pública é um dos principais desafios de todas a administrações públicas. O estudo foi bem estruturado e escrito. Como sugestão, acredito que poderia ter sido feito uma maior contextualização na introdução de todos o assuntos, bem como nas considerações finais, já que na análise e discussão de resultados foi muito bem escrita. Em relação a gestão compartilhada do SUS, foi mencionado em algum estudo, quais as alternativas para resolver os impasses de gestão da mesma?