IMPACTO DO FINANCIAMENTO DO BNDES: uma análise do desempenho econômico-financeiro das empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão – B3

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 265


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Flávia Albuquerque Ventura

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Flávia Albuquerque Ventura , Emanoelly Dantas De Souza

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é identificar o impacto do financiamento, junto ao BNDES, no desempenho econômico-financeiro das empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão – B3. A amostra da pesquisa compreende 23 empresas que realizaram financiamentos no BNDES no ano de 2017. As informações econômicas e financeiras foram coletas da base de dados Comdinheiro®, divulgadas no ano de 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. O método estatístico foi a regressão linear simples, a fim de verificar se há relação entre as variáveis, sendo adotado como variável independente o valor do financiamento e como variáveis dependentes os indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento. Os resultados mostraram que as variáveis Margem Líquida, Giro do Ativo e Multiplicador do Capital Próprio foram impactadas pelos financiamentos do BNDES, sendo a variável Multiplicador do Capital Próprio a que mais explicou tal impacto.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Clemente Gonzaga Leite 09-02-2021 09:50:35

Ao final os autores salientam que nao houve impacto significativo nos indicadores das empresas pela utilizacao dos financiamento BNDES e, ao mesmo tempo que no grupo analisado o BNDES cumpriu sua missao institucional.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa.

Foto do Usuário José Antonio Marcelino 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bem estruturado e com leitura agradável, como recomendação atualizar as referências utilizadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.