GESTÃO DE PESSOAS: a avaliação de desempenho é realmente uma ferramenta de melhoria organizacional?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 238


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcela Silva Carvalho , Danielle Fernandes Rodrigues

ABSTRACT
O presente estudo tem como foco a avaliação de desempenho como uma ferramenta de valorização para o desenvolvimento de uma empresa na gestão e avaliação de pessoas. A avaliação de desempenho é uma ferramenta cuja questão mais difícil em sua gestão é a maneira de avaliar o colaborador de forma justa e que traga satisfação e reconhecimento tanto para a organização como para o empregado. O setor estudado foi o de joias folheadas através de uma empresa de João Pessoa- PB. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória e descritiva com aplicação de questionários, para obter informações e opiniões acerca da temática da sua abordagem na organização. Foram apontados autores, e principalmente, foi analisada a visão dos colaboradores que estão passando pelo processo de avaliação de desempenho. Portanto, para uma administração satisfatória da empresa faz-se necessário conscientizar de que o fator organizacional é fundamental para tornar a empresa em crescimento constante, se tornando uma empresa diferenciada. Além de se preocupar com o desenvolvimento da mesma, também contribuir para o crescimento do seu colaborador. Sendo assim, através de uma boa e organizada administração dos colaboradores, é possível ser realizada uma distribuição de tarefas a serem exercidas corretamente e alcançar os seus objetivos. Os resultados encontrados apresentam respostas para os questionamentos visto na pesquisa, assim como o ponto de vista e a satisfação dos colaboradores. Através da análise dos dados coletados verificam-se vários aspectos que respondem a tabulação dos resultados. Desta forma, concluímos que a avaliação desempenho está cada vez mais conquistando o seu espaço e o seu reconhecimento dentro das organizações, com seu grau de importância para a análise com a valorização pessoal de cada colaborador, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e o crescimento da empresa ocasionando satisfação entre abas as partes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriele Girardi 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo empenho na construção do texto. Gostei da escolha da temática, que é desconstrucionista. Faço algumas considerações com a intenção de melhorar a publicação científica brasileira. Poderia ter mais informações no método. Como por exemplo: dados da coleta, perfil dos entrevistados, duração das entrevistas. Percebo que faltam algumas informações. A dica mais valiosa é quanto quantificar dados de entrevista qualitativa. Não concordo que tenha que quantificar pesquisa exploratória, como por exemplo: 60% responderam sim e 40% responderam não. A exploratória qualitativa, realizada através de entrevista com roteiro semi-estruturado teria análise e resultados diferentes dos apresentados. Contudo, ressalto que minhas contribuições tem somente a intenção de aprimoramento. O texto é bem redigido, e a temática é de muita relevância.

Foto do Usuário Maria Madalena Lazari Kawashima 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante pois a avaliação de desempenho é um processo de gestão cada vez mais utilizado e precisar ser mais estudado. No método poderia se caracterizar melhor os sujeitos.

Foto do Usuário Lorena De Oliveira Santos 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta bom referencial teórico, aborda o tema em várias vertentes que auxiliam no entendimento do que se propôs avaliar na pergunta problema; a temática escolhida é relevante e ainda pouco explorada no Brasil, principalmente no ambiente de empresas de pequeno e médio porte; a metodologia não deixa claro aspectos do questionário nem do perfil dos respondentes; por se tratar de um quantitativo baixo de respondentes, talvez fosse mais interessante, a nível de material para análise, o uso de entrevistas; há alguns espaços entre parágrafos que sugiro excluir e revisar ABNT.

Foto do Usuário Maria Ivete Da Silva Neta 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante e que é de grande relevância para a área de Recursos Humanos. Sugiro publicação em revista.

Tema pertinente e que precisa ser sempre debatido na área de Recursos Humanos independentemente do porte da organização. Parabéns! Sugiro publicação em revista.

Foto do Usuário Djang Silva Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem completo. Método muito bem desenvolvido e resultados apresentados com grande riqueza de detalhes. Parabéns! Sugiro publicação em revista.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.