OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO LOGÍSTICO: estudo de caso da frota de caminhões de uma das filiais da Indaiá Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 275


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Victor Hugo De Araújo Cavalcante , Danielle Fernandes Rodrigues

ABSTRACT
Dentro de um departamento logístico uma das principais ferramentas de trabalho é o veículo juntamente com seus condutores. A frota deve estar sempre disponível na execução das entregas necessárias quando solicitada, realizando as coletas de insumos utilizados na produção. A fim, de um melhor entendimento sobre a otimização destes veículos, realizou-se uma pesquisa que visa estudar o aproveitamento dos veículos da empresa Indaiá Brasil da cidade de Santa Rita-PB. O presente estudo analisa conceitos sobre a utilização e o tipo de modal utilizado para o transporte da mercadoria escolhida, para tanto, foi efetuada coleta de dados in loco e o instrumento utilizado foi um questionário, cujas questões permearam as áreas avaliadas. Através do desenvolvimento da pesquisa, observa-se que o setor logístico estudado possui várias oportunidades de melhorias, dentre elas o aproveitamento dos veículos, no tocante a sua disponibilidade e o uso de sistema de rastreamento. Essas duas medidas proporcionam redução de custo na operação, possibilitando que a empresa concorra com igualdade com as demais empresas do ramo. Os relatos observados mostram que o procedimento de otimização é de grande relevância no setor logístico. Através do uso desta ferramenta, aliada ao planejamento realizado para a frota, espera-se que a empresa reduza o custo com operações logísticas, alavancando a confiabilidade da marca perante clientes, parceiros e acionistas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcos Ricardo Rosa Georges 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta enorme descompasso entre o título, o objetivo, a fundamentação teórica e os resultados. Ao ler o título e o resumo, cria-se a expectativa de encontrar como resultados um processo otimizado. Tal expectativa se confirma ao ler o resumo, que acrescenta como resultados, além da otimização dos processos, o planejamento da frota. Ao ler a fundamentação teórica, especialmente os itens otimização de processos e roteirização, as expectativas de se encontrar nos resultados uma otimização de processos e de roteirização de frotas se eleva. Mas, ao chegar nos resultados, é outra coisa que se presenta. Os resultados estão totalmente desarticulados com o que o título, o resumo e a fundamentação teórica sugerem. Uma simples pesquisa de opinião com perguntas fracamente articuladas com a teoria e com os objetivos de pesquisa e executada sem cuidados estatísticos de amostragem e analisadas por simples gráficos de proporção em forma de pizza são resultados fracos demais para um artigo científico.

Foto do Usuário Karla Roberta Santos 09-02-2021 09:50:35

O artigo precisava ter sido mais robusto em termos de metodologia e análise de resultados. Mas gostei muito da fundamentação teórica e segue as normas da ABNT. Compatível com o evento.

Gostei da temática e dos elementos presentes no artigo. Atende o que o congresso pede.

Foto do Usuário Sávio Vinícius Da Silva Sousa 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante. Estudo de caso interessante. Atende a estruturação das normas do evento e da ABNT. Gostaria de saber qual o maior desafio de aplicar a pesquisa?

Foto do Usuário Isabel Cristina Silva Miranda 09-02-2021 09:50:35

Gostei da abordagem do trabalho. Parabenizo pela escolha do tema e principalmente pela clareza da revisão de literatura. Bom trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.