GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE BENEFICIAMENTO E DERIVADOS DO CACAU NO PERÍODO DE 1999 A 2019.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 277


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fárlei Cosme Gomes Dos Santos , Ricardo De Araújo Kalid

ABSTRACT
O uso das técnicas bibliométricas é uma prática frequente nas pesquisas em ciências sociais aplicada. Assim, o mapeamento das produções científicas torna-se uma ferramenta importante para o levantamento das competências e evolução da ciência e tecnologia. A introdução de tecnologia ao processo de beneficiamento do cacau assume um papel importante, pois possibilita agregar valor, criar novos processos e melhoria da qualidade do cacau. O cacau é um importante produto para o TLS, já foi mais importante no passado, sendo considerado importante gerador de emprego e renda, devido a sua rentabilidade. Com aparecimento da doença vassoura-de-bruxa, houve queda na produção e consequentemente perda de receita bruta dos municípios que compõe TLS. Portanto, torna-se necessário a retomada da dimensão econômica dessa cultura, para tanto é importante à incorporação de novas tecnologias e produtos. Diante da relevância desse tema para o TLS, esse mapeamento visa fornecer informações de potencialidades e competências científicas sobre beneficiamento e derivados do cacau. Assim, o presente estudo, tem como objetivo analisar a produção científica sobre beneficiamento e derivados do cacau por meio de indicadores bibliométricos. Essa pesquisa visa fornecer informações sobre competências e características das publicações relacionadas ao tema, a fim de identificar por meio do mapeamento dos padrões de produção científica; (i) as principais instituições que desenvolve pesquisas neste campo de conhecimento; (ii) os países que mais publicam sobre esse tema; (iii) os pesquisadores e as áreas de publicações. A metodologia utilizada no presente estudo baseou-se na coleta de dados, levantamento bibliográfico, utilizando técnicas bibliométrica, para analisar a produção científica, tendo uma abordagem quantitativa e exploratória. Para análise e métrica dos artigos utilizou-se das plataformas buscas online: Web of Science; Scopus (Elsevier) e Scielo.org. Os resultados mostraram o potencial do Brasil em pesquisa relacionado ao cacau, com contribuições relevantes de instituições como a UESC e UNICAMP com predomínio científico nesta área. Cabe ressaltar que essas duas instituições além da relevante produção de científica, são detentoras de produtos tecnológicos com patentes relacionados ao beneficiamento do cacau. Espera-se que esses resultados possam fomentar discussões acerca das competências das ICTs, no sentido de direcionar pesquisas que atendam demandas regionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcos Antonio Tedeschi 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, resultados consistentes. A contribuição excelente. Poderia ter adotado a sistemática metodológica da bola de neve.

Foto do Usuário Fabíola Kaczam 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa atingiu o objetivo proposto. O procedimento metodológico é claro, permitindo a replicabilidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.