MENSURAÇÃO DO GRAU DE INOVAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: O CASO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 279


Certificado de participação:
Certificado de Maria Andréa Rocha Escobar

Certificado de publicação:
Certificado de Maria Andréa Rocha Escobar

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Andréa Rocha Escobar , Míria Larissa Santana Santos , Marcio Nannini Da Silva Florêncio , Amanda Greff Escobar

ABSTRACT
Este estudo tem o objetivo mensurar e discutir o grau de inovação das pequenas empresas do município de Nossa Senhora da Glória/SE. Metodologicamente, o trabalho apoia-se em uma abordagem quantitativa e descritiva. Foi realizada uma survey em que os gestores responderam ao questionário Radar da Inovação, modelo desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) e adaptado por Bachmann e Destefani (2008). Os resultados da pesquisa apontam que os processos de inovação das pequenas empresas do município de Nossa Senhora da Glória/SE ainda se encontram em estágio ocasional, isto é, não possuem uma rotina inovadora e não possuem uma organização com processos inovadores nos últimos três anos. Tudo isto evidência uma fragilidade do processo de gestão e justifica a participação de agentes externos para fomentar iniciativas inovadoras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Rodrigues Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O presente artigo apresenta contribuições para a ciência, por isso, sou favorável a sua aprovação.

Foto do Usuário Jowaner De Oliveira Araujo 09-02-2021 09:50:35

O tema escolhido é de grande relevância. O objetivo e a metodologia estão claros. Utilizou recursos gráficos que facilitam o entendimento. Entendo que este estudo poderia apresentar o Testes de Independência e cálculo do Coeficiente de Contingência Moderado entre as categorias de inovação das empresa (empresa pouco inovadora, inova ocasionalmente e cultura de inovação mais difundida) e as variáveis do Perfil dos Respondentes. Ademais, poderia aplicar a análise fatorial para verificar colinearidade entre as variáveis do Perfil dos Respondentes.

Foto do Usuário Daiane Ferreira Arantes Beraldo 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bom e todos os tópicos bem abordados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.