EFICIÊNCIA TÉCNICA AGROPECUÁRIA E DESMATAMENTO: ANÁLISE ESPACIAL MUNICIPAL PARA A AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 246


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jéssica De Lima Da Vida Pellenz , Mariza De Almeida , Viviani Silva Lirio

ABSTRACT
Percebendo a relevância do agronegócio para a economia brasileira e, ao mesmo tempo, reconhecendo a importância de se promover um crescimento sustentável, o objetivo deste trabalho foi de avaliar como os níveis de eficiência agropecuária municipal se relacionam com o desmatamento na Amazônia Legal Brasileira. Para tal propósito, foram utilizados dados do Censo Agropecuário 2017 e do PRODES (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia) para os municípios da Amazônia Legal Brasileira. A eficiência agropecuária foi estimada através do método não-paramétrico de análise por envoltória de dados (DEA) e implementada como variável dependente em modelos econométricos espaciais para explicar os níveis de desmatamento. Os resultados sugerem que os municípios com baixa eficiência contribuem de forma positiva para o desmatamento, enquanto que os que apresentaram maior eficiência podem contribuir para a redução nas áreas desmatadas. Além disso, municípios dos estados de Pará, Tocantins, Maranhão e Rondônia merecem maior atenção devido aos baixos níveis de eficiência e padrão alto de desmatamento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Niria Costa Assis Dias 09-02-2021 09:50:35

A relação entre desmatamento e a atividade agropecuária é causa de intensos debates que questionam a eficiência e sustentabilidade da agropecuária brasileira. Esse estudo utilizou ferramentas que possibilitou a comparação de diversas variáveis que apontassem a eficiência produtiva de vários municípios. A partir dos resultados foram propostas alternativas para atenuar os efeitos do desmatamento consequência da atividade agropecuária.

Foto do Usuário Cláudia Aparecida Machado 09-02-2021 09:50:35

A estrutura poderia ter sido dividida em Introdução, Referencial teórico, Métodos, Discussão e resultados e Considerações finais. Uma tématica muito acolhedora aos estudos e métodos ricos. Parabéns

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.