GESTÃO METROPOLITANA: DESAFIOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Temas: Administração Pública


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Letícia Peret Antunes Hardt , Patrícia Costa Pellizzaro , Carlos Hardt , Marlos Hardt

ABSTRACT
O cenário de desigualdades em regiões metropolitanas brasileiras compreende relevantes desafios à administração pública. Diante dessa problemática, o objetivo geral do estudo consiste em avaliar diferenças no interior da própria metrópole, assim como em relação a municípios limítrofes, adotando Curitiba, Paraná, como estudo de caso. Por meio de estrutura múltipla de métodos, os procedimentos de pesquisa foram essencialmente apoiados em processamento de informações oficiais georreferenciadas sobre ocupação territorial, composição etária, condições socioeconômicas, características infraestruturais e qualidade socioespacial. Os resultados alcançados revelam marcantes desequilíbrios entre regionais administrativas da capital paranaense e com entes federativos circunvizinhos, com as conclusões apontando tendências de potencialização de conflitos de planejamento urbano e de gestão regional.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Nelson Guilherme Machado Pinto 09-02-2021 12:50:35

O trabalho está muito bem descrito e apresenta tema relevante. A única sugestão que deixaria era rever o título, tendo em vista que ao verificá-lo parece que será um estudo generalizado sobre gestão metropolitana, quando na verdade o enfoque do estudo é a cidade de Curitiba.

Foto do Usuário Fagner Cordeiro Dantas 09-02-2021 12:50:35

Excelente artigo! Muito bem construído, tanto na sua estrutura (os quatro itens propostos) quanto no seu conteúdo (interação entre descrição e análise). Sugestão: antes da passagem para a análise da RMC, cabia uma seção ou subseção que desse um panorama geral sobre a gestão metropolitana no Brasil. Pergunta: Vocês defendem a criação de parlamentos metropolitanos para a definição de marcos legais comuns? Se sim, acham que podemos evoluir para uma quarta instância federativa, a instância metropolitana, ao lado das instâncias municipal, estadual e federal?

Foto do Usuário Gabriel Teles Diniz Costa 09-02-2021 12:50:35

O tema desenvolvido é atual e traz contribuições esclarecedoras na área da administração pública. Pergunta: As metrópoles tem menos desigualdade, e isso pode também se dá pelo fato de ter maior pressão social ?